1ª – Semana - A contagem da gravidez semana a semana

1ª – Semana - A contagem da gravidez semana a semana

16 Junho 2015 - 17:28

A primeira semana de gravidez começa após o último dia da menstruação. Daqui para frente, serão 40 semanas intensas e cheias de felicidade. Acompanhe semana a semana

Primeiros dias de gravidez [crédito: Josef Seibel]

Olá, futura mamãe! A ansiedade e a vontade de ver a barriga crescer já fazem parte da rotina, assim como a escolha do nome e o planejamento de uma vida nova pela frente? Isso tudo é normal, delicioso e mostra que você está pronta para ser mãe. Desde o momento da concepção, as mulheres já entram em contagem regressiva para ver a carinha do amado filho. Pois antes de tudo, é preciso saber fazer essa contagem da forma correta.

A gravidez começa a ser calculada após o último dia da menstruação, por forma de semanas. Isso mesmo. Portanto, você ainda não tem nenhum embrião dentro de você, apenas os planos. A partir daqui, são contadas 40 semanas até o nascimento. E se colocarmos na ponta do papel, 40 semanas são 10 meses e não 9, certo? É mais ou menos por aí. Esse método de contagem foi adotado pelos especialistas por que muitas mamães não sabem o dia exato da sua fecundação. É aqui que você se encaixa? Então é hora de reservar um tempinho (ou vários) para ficar a sós com o parceiro e torcer pelo resultado positivo.

Você está preparado para ser pai?

Chegou a hora! Vocês finalmente decidem que querem aumentar a família. E às vezes o desejo da parceira é tão grande que você nem para pra pensar se está preparado. Não se preocupe. Ninguém nasce pai, se torna. E vocês terão longos meses pela frente para se adaptar com a ideia. No entanto, alguns sintomas indicam se você está preparado para isso: anda pesquisando e cotando nomes para o bebê? Adora visitar os amigos que têm filhos? Suas finanças estão em ordem? Então está aí um primeiro passo para a paternidade. Aliás, já fez um check up na saúde? Estar saudável é fundamental para a concepção, assim como relaxar. Se você tem algum vício, como o cigarro, essa é a melhor hora de largá-lo. Agora é só treinar, literalmente! Neste período, você e sua parceira devem estar mais ativos do que nunca. Na maioria dos casos, as mulheres ficam mais ansiosas nessa época. Se já existe sinais de neura por aí, tente sempre acalmá-la e distraí-la. Aliás, já vá exercitando esse papel: ele será fundamental daqui para frente!

Gestação: