20ª semana - Inchaços durante a gravidez

20ª semana - Inchaços durante a gravidez

20 Junho 2015 - 14:58

Durante a gravidez, o volume de líquidos circulando pelo corpo aumenta, dando chance para os inchaços aparecerem. Saiba quais medidas combatem a retenção

De repente, aquela sua sapatilha preferida não entra mais? Os inchaços, também chamados de edema, podem acontecer desde o começo da gestação, mas quanto maior estiver o útero, mais ele comprime os vasos sanguíneos da região pélvica, aumentando esse quadro. E o pior é que o inchaço não vem sozinho; ele colabora para a retenção de líquidos, principal causadora da celulite! Sim, nessa fase, você deve notar que o aspecto de casca de laranja da sua pele está mais visível, e claro, isso não é nada agradável. No entanto, ainda há como amenizar o problema. Você tem se exercitado? Grávidas estão liberadas para fazer exercícios moderados pelo menos 3 vezes por semana, o que ajuda a ativar a circulação. Caminhadas e hidroginástica amenizam o inchaço e combatem a celulite. A velha dica de colocar os pés para cima é ótima também, principalmente ao fim do dia. Se você passa muito tempo sentada, seria legal se movimentar um pouco. A cada hora, levante-se, caminhe pelo ambiente, quarteirão ou algo do tipo. Outra dica que é aliada das gestantes: drenagem linfática. Essa massagem estimula os vasos sanguíneos, eliminando as toxinas e o inchaço. Quanto à alimentação, maneire no consumo de sal; ele contém sódio, que aumenta a retenção de líquido. E claro, ingira bastante água; pelo menos 2 litros por dia. Seu bem-estar agradece.

Você e seu filho, você e seu pai

"Eu não vou repetir a mesma coisa que meu pai". Qual mulher ou homem nunca pensou assim? Pois bem! Agora que você se tornará pai passará a entender diversas atitudes dos seus progenitores. Aí, depois de um tempo você conseguirá definir se o que eles faziam era bom ou ruim pra você. Independentemente da escolha que fizer para seus filhos, você mesmo tem que ter em mente que está fazendo o melhor que pode em todos esses momentos. É muito mais uma escolha do coração do que da cabeça. E errar faz parte da profissão pai, assim como assumir o erro e mudar a postura. E por falr nisso, como anda sua relação com seu pai? Sendo ele presente ou não, a gravidez é uma ótima maneira de se conectar com seu 'velho'. Afinal, ninguém melhor do que ele para lhe dar conselhos.