21ª semana - Aumento de peso durante a gravidez

21ª semana - Aumento de peso durante a gravidez

20 Junho 2015 - 14:58

Durante a gestação, as mulheres aumentam cerca de 20% do seu peso, resultado do acúmulo de líquidos, placenta, volume sanguíneo e, claro, um bebê!

Peso na gestação

Já passamos por metade da gestação e a esta altura seu bebê está do tamanho de uma jaca. Suas feições já estão formadas e a fisionomia já tem detalhes, como unhas e até impressões digitais. E como você está se acostumando com a nova forma física? O aumento de peso durante a gravidez é normal e não se trata necessariamente apenas de gordura. Ao longo das 40 semanas, o peso dos seios chega a dobrar, assim como o volume do sangue. A placenta, o líquido amniótico e o bebê já somam cerca de 4 kg até o momento do nascimento. Isso sem falar no inchaço que pode dar uma diferença de 2 kg na balança. Quanto à gordura extra, seu corpo tende a acumulá-la como forma de prevenção e proteção para o bebê. Somando tudo isso, o ideal é que o ganho de peso fique entre 9 kg e 16 kg. O excedente vem da alimentação, por isso, tente se controlar ao máximo. A dieta da grávida (que não, não precisa comer por dois), deve girar em torno de 2 mil calorias e ser rica em proteínas (carnes magras, ovos e grãos), gorduras boas (oleaginosas, azeite de oliva) e carboidratos, de preferência, integrais. O excesso de ganho de peso está associado à diabetes gestacional, pré-eclampsia e outros problemas para a mãe e bebê. Por isso o controle do peso não é uma questão meramente estética. Fique de olho, mamãe! 

Faça contato com seu bebê

Estudos mostram que os bebês conseguem ouvir ainda dentro da barriga e mais: quando nascem, conseguem reconhecer sons, vozes e músicas do período gestacional. Então é sua hora de entrar em ação. Converse com a barriga, cante pra ela, coloque uma música. Claro, nada de heavy metal. As músicas clássicas são muito bem aceitas nessa fase. Se apresente, diga quem é você e que está o esperando para brincarem bastante. Quando nascer, logo ele vai identificar o pai!