22ª semana - Por que os bebês chupam o dedo?

22ª semana - Por que os bebês chupam o dedo?

20 Junho 2015 - 14:59

Lá dentro da barriga, o bebê se diverte descobrindo suas próprias mãos, pés e até o cordão umbilical. Por isso, chupar o dedo é uma forma de autoconhecimento

O ultrassom morfológico do segundo trimestre deve ser realizado entre a 22ª e 24ª semana para avaliar o crescimento fetal e o planejamento do parto. Nesta fase, o bebê já está formadinho e com as feições que você vai conhecer quando sair da barriga. Na hora do exame, muitas mães se deparam com uma cena fofa: seus bebês chupando o dedo! Calma, isso não significa que ele já vai nascer com esse vício. Assim como você está o conhecendo, ele também está se descobrindo e tudo é novidade; pezinhos, mãozinhas, cordão umbilical... Nesta fase eles estão se movimentando a todo vapor e isso é bastante saudável, pois mostra que o bebê está bem alimentado e oxigenado. Você sabe bastante coisa sobre a gravidez? Incentive seu companheiro a se informar também. Às vezes a gravidez pode ser um bicho de sete cabeças para ele, mas você pode ajudá-lo. Curtam esse momento juntos.

O que é a paternidade para você?

Nessa nova geração, onde mães e pais dividem as contas e também os cuidados com os filhos, muitos se perguntam até onde vai o papel e responsabilidades dos pais. Cara, não tem limite para isso! Hoje um pai  dá banho, troca, leva para passear, ajuda a dormir, educa, paga as contas, conversa... Assim como a mãe. Não pense no pai como um ajudante, mas um parceiro de tarefas. Por isso, não deixe nunca que alguém diga que os pais não são capazes ou sua função é limitada. A função de um pai varia de cultura para cultura e hoje já têm muitos homens abidicando da carreira para se dedicar aos filhos. Em algumas culturas indígenas, após o parto, é o pai que fica de repouso e é presenteado pela tribo. A explicação disso é que o bebê só existiu por causa dele, e não da mãe, que serviu só de 'forninho'.