24ª semana - As mudanças nos seios durante a gravidez

24ª semana - As mudanças nos seios durante a gravidez

20 Junho 2015 - 14:59

Durante a gravidez, os vasos sanguíneos dilatam e fazem os seios aumentarem. Nesta semana possivelmente os seios já liberam o colostro, primeiro alimento do bebê

As mudanças na gravidez [PitsLamp photography / photo on flickr]

Enquanto muitas mães sentem a mudança na barriga, outras reclamam dos seios. E acostume-se desde já; provavelmente eles nunca mais serão os mesmos. Alguns aumentam até dois números durante a gestação por causa da vasodilatação sanguínea, ficam doloridos e ganham estrias. Depois da amamentação, nunca voltam a ser o que eram. Por volta desta semana, você pode notar o aparecimento do colostro, um líquido branco que antecede o leite materno e será o primeiro alimento do bebê. O leite de verdade costuma “descer” entre um ou dois dias após o parto. Se os seios estão incomodando, aposte em sutiãs com alças grossas e tops, para aliviar, inclusive, as dores nas costas. Já que a notícias em relação aos seios não são tão legais, vamos falar do chá de bebê? Se você pensa em fazer um, já é hora de começar a planejá-lo. Comidinhas, bebidas, convidados e até brincadeiras entram na dança. Nossa dica é optar por um chá de fraldas ao invés de presentes. Isso por que muitos itens das listas tradicionais acabam não sendo usados durante a gestação (esse é o tipo de coisa que as mães de primeira viagem não sabem). Fraldas são extremamente necessárias e, sim, você vai usar todas que ganhar. Já roupinhas, muitas podem não ser do seu gosto e você vai ter o trabalho de ir de loja em loja para trocá-las. Então pense bem nisso, ok? E também não espere a barriga estar muito grande para fazer a comemoração; seu bem-estar deve estar garantido para receber os convidados.

Preparando a casa para a chegada do bebê

Logo seu bebê estará em casa e passará um bom tempo do carrinho para o berço e vice-versa. Depois disso, num piscar de olhos, já estará engatinhando e mexendo em tudo que puder. Por isso é bom preparar a casa e deixá-la a prova de bebês. Comece com as travas. Coloque-as no vaso sanitário, nos armários. Depois a ideia é mudar os produtos de lugar. Tudo que for produto de limpeza e cosméticos, se estiverem em armários baixos, coloque-os em armários lá em cima. E claro, as tomadas devem ser tampadas, pois é uma tentação enfiar o dedinho nos furinhos. E por fim, grade ou tela nas janelas é essencial. Não esqueça delas, ok?