27ª semana - Cérebro do bebê em desenvolvimento

27ª semana - Cérebro do bebê em desenvolvimento

20 Junho 2015 - 15:00

Enquanto você está cada dia mais ansiosa aqui fora, dentro da barriga, o bebê se desenvolve a toda velocidade. Nesta fase, evolui significativamente

A evolução na 27ª semana

A 27ª semana marca o fim do segundo trimestre. Neste momento, o bebê está passando por um grande desenvolvimento cerebral. Ele já tem articulações e pode até mesmo soluçar. Os pulmões estão mais maduros, mas ainda não conseguem funcionar fora do corpo da mãe. Com cerca de 34 cm, o bebê já ocupa um bom espaço na barriga e será mais fácil sentir os seus movimentos. A partir daqui, sua obrigação principal é manter-se saudável para garantir o bom desenvolvimento do filho. Alimentos leves devem ser priorizados e as refeições podem ser feitas em intervalos de 3 a 3 horas. É importante evitar o sal para prevenir os inchaços e a hipertensão, que pode levar à pré-eclampsia. O sono começará a ficar mais difícil por vários motivos, como o tamanho da barriga, a agitação do bebê e até a sua ansiedade. Por isso é recomendável achar atividades que acalmem, desde uma massagem até caminhadas leve. Evite a cafeína, pois ela entra na lista dos alimentos estimulantes e pode dificultar o relaxamento. É importante se preparar para fechar a gestação com chave de ouro e ter um parto tranquilo. A essa altura, você já deve ter decidido que tipo de parto fará, não é? 

Cultive os bons hábitos e dê exemplos

Nós vivemos preocupados com o mundo em que criaremos nossos filhos. Mas antes de pensar no que está da porta pra fora, devemos levar em conta o que nós estamos fazendo. Mudar seus hábitos e alimentação, por exemplo, já é um começo. Em pouco tempo, seu filho, principalmente se for um menino, estará te imitando em tudo e vai querer comer o que você come. Outra coisa são os pequenos hábitos, como reciclagem, por exemplo. Você faz seleta coletiva? E sobre a água, tá rolando uma economia por aí? Pode parecer piegas, mas quanto antes introduzirmos esses hábitos na criançada, mais fácil fica deles entenderem a necessidade e cumprirem essa missão de cuidar do planeta também. Faça sua parte e crie uma criança consciente.