2ª semana - É hora de planejar a gravidez

2ª semana - É hora de planejar a gravidez

17 Junho 2015 - 09:13

Quem está planejando a gravidez deve ficar atenta à saúde e procurar acompanhamento médico. Seu organismo deve estar saudável para receber o bebê

Planejando a gravidez [Crédito: Moyan Brenn]

Seu bebê merece ser ‘concebido e armazenado’ em um ambiente saudável, portanto é hora de colocar a saúde em dia. Muitas mães, quando têm a oportunidade de planejar a gravidez, procuram por um especialista para fazer o acompanhamento e a maioria é aconselhada a mudar a alimentação, reforçando o consumo de vitaminas mesmo antes da concepção. O ácido fólico, suplemento recomendado até o terceiro mês já pode ser ingerido desde já. Essa vitamina, que faz parte do complexo B, é responsável por ajudar na formação do tubo neural do bebê.

Do mais, evite consumir álcool, açúcar e gordura saturada, para não elevar os níveis de colesterol e insulina. Para quem fuma, o recomendado é largar o vício pelo menos três meses antes de engravidar. Mas se não deu tempo e você quer uma gravidez pra já, largue o quanto antes. Ainda não tem um obstetra? Pegue já indicações das amigas ou pesquise no manual do convênio alguns que lhe interessam. Dica: procure pelo nome do especialista na internet e veja o que falam sobre ele. Afinal, terão uma boa jornada juntos.

Menino ou menina? A decisão pode ser sua

Existem algumas explicações que relacionam a velocidade do esperma com o sexo do bebê e a data da fecundação. O esperma que carrega o cromossomo Y, responsável por gerar um menino, nada mais rápido, mas também morre mais rápido. Se você quer um meninão, a melhor hora para praticar é depois da ovulação. Já o espermatozóide que carrega o cromossomo Y, que dá origem a uma menina, é mais devagar, mas fica mais tempo vivo no ambiente uterino. É mais fácil engravidar de uma menina se vocês praticarem antes da ovulação. E outra, alguns alimentos entram na dança também. Se querem um menino, faça a parceira consumir mais alimentos ricos em potássio, como carne e banana. Se querem uma menina, alimentos ricos em magnésio, como feijão e chocolate, ajudam. Boa sorte!

Gestação: