30ª semana - As primeiras contrações aparecem

30ª semana - As primeiras contrações aparecem

20 Junho 2015 - 15:02

O útero está cada vez mais maduro, assim como seu bebê, o que colabora para o surgimento das primeiras contrações durante essa fase. Não se assuste com elas

Quando as contrações aparecem [Crédito: visualhunt.com]

O bebê está cada vez mais ativo dentro do corpo da mãe. É nessa época que começam a aparecer as famosas contrações de Braxton-Hicks. Com movimentos semelhantes ao das contrações normais, elas costumam confundir as gestantes. A diferença é que elas geralmente não são acompanhadas de dor e duram pouco tempo. Com 36 cm, o bebê começará a ficar na posição ideal para o parto, virado de cabeça para baixo e seus órgãos continuam no processo de amadurecimento. O pulmão está se preparando para trabalhar do lado de fora, mas caso ele nasça antes do tempo, será preciso alguns cuidados especiais até que os órgãos amadureçam 100%. 

Licença-paternidade: quais são seus direitos?

Ta aí um fato que deve ser revisto pela lei brasileira. Enquanto as mães têm direito a 120 dias de licença-maternidade, os pais têm apenas 5 dias. Há um projeto de lei (que torcemos para ser aprovado) que estende esse prazo para 15 dias e dá estabilidade de 30 dias após a volta ao trabalho. De fato, isso é muito desigual. Mas nada impede que você consiga negociar ou programar as próximas férias para quando o bebê nascer. Outra dica é deixar as férias para quando o bebê já tiver 3 ou 4 meses. Uma viagem nessa fase será uma delícia!