34ª semana - Como controlar a sua fome?

34ª semana - Como controlar a sua fome?

20 Junho 2015 - 15:04
0 comentários

Comer demais durante a gravidez pode levar ao excesso de peso, diabetes gestacional e outros problemas prejudiciais à mãe e ao bebê. Uma alimentação regrada é sempre a melhor escolha

A fome costuma bater mais forte em dois momentos da gravidez; no começo, quando o corpo começa a vivenciar todas as mudanças e precisa de mais energia para nutrir a gravidez, e no final, quando o bebê se alimenta mais e você, consequentemente, ganha mais peso. Se até agora o médico indicava que o ideal era ganhar por volta de 1 kg por mês, a partir de agora, para algumas mamães pode ser difícil manter esse nível. Mas a gente também pensa assim: “Se não for agora, quando poderei comer à vontade?”. Bom, esse momento não é agora e liberar as guloseimas pode ser arriscado, inclusive para o bebê. Outro fator importante que devemos estar atentas durante a gravidez é a diabetes gestacional. Na gestação, os hormônios aumentam a produção da insulina, podendo acarretar na diabetes. O problema atinge cerca de 10% das grávidas e a descoberta é feita pelo o teste de glicemia pós-prandial. Geralmente, a diabetes gestacional desaparece após o parto, mas pode deixar sequelas na mãe e no bebê; a mãe pode acarretar diabetes tipo 2 e o bebê corre o risco de nascer com excesso de peso. Apesar de não ser um problema originado exclusivamente da alimentação, o excesso de peso antes e durante a gestação podem colaborar para o seu aparecimento. Fique de olho, ok?

Alimentando o bebê na falta da mãe

Independentemente de seu bebê mamar no peito da mãe ou fórmulas na mamadeira, você pode estra presente nessa tarefa, sim. O leite materno deve ser armazenado em um saco plástico alimentar ou em uma garrafa de vidro e ser guardado no congelador. Na hora de descongelar, coloque em banho-maria (em um recipiente de vidro com água) e leve ao micro-ondas. Coloque na mamadeira e mexa para distribuir o calor. Dessa maneira, você conserva as propriedades do leite. No caso de fórmulas, nada de agitar a mamadeira. Coloque a água, a fórmula e mexa com uma colher. O leite materno pode ser congelado por até 6 meses e aguenta até 5 dias na geladeira. Já as fórmulas só podem ser usadas em até 24 horas se ficarem no refrigerador.