35ª semana - Você mais descoordenada do que nunca

35ª semana - Você mais descoordenada do que nunca

20 Junho 2015 - 15:04

O aumento da barriga diminui seu equilíbrio e coordenação, o que pode tornar arriscado realizar algumas tarefas. Comece a evitar os sapatos com salto alto

Você já se sentiu uma escultura gigante do Ron Mueck?

A barriga, agora enorme, dificulta os movimentos, inclusive dirigir. Aliás, aposente o carro nessa semana, não por ser difícil de se posicionar entre o banco e a direção, mas por que seus movimentos estão mais lentos e os reflexos, menores. Isso pode facilitar batidas, colocando a sua saúde e a do bebê em risco. A partir de agora, é bom evitar sapatos com saltos, prevenindo quedas durante a gestação. Já está na hora de pedir ajuda para realizar movimentos fáceis, como pegar coisas das prateleiras altas. Aproveite a semana para listar o que falta antes do bebê nascer. 

Um pai prevenido vale por dois

A partir da próxima semana, a gravidez chega a termo e já é possível que o bebê nasça sem ser considerado prematuro. Por isso, já é bom ter a malinha dele pronta, caso seja preciso correr para o hospital. E na sua mala, já sabe o que vai levar? O pacote da maternidade inclui 3 dias de internação e já avisamos: não é nada confortável. A cama é improvisada, então o descanso não é pleno e tem o entra e sai de enfermeiras o tempo todo. Isso sem falar nas visitas que receber. Então, mesmo cansado, você precisa estar apresentável. Separe uma roupa mais casual, como camisa pólo, calça jeans e sleep-on e outra mais confortável, como camiseta, bermuda e chinelo. Do mais, coloque as peças que mais gosta e prontinho! Outras coisas que não podem faltar na sua mala: notebook, câmera fotográfica e toda documentação necessária para a internação. A mãe pode estar com a cabeça em outro lugar na hora H e você tem que estar a par de tudo.