37ª semana - Alívio dos incômodos da gravidez

37ª semana - Alívio dos incômodos da gravidez

20 Junho 2015 - 15:04

O bebê já está encaixadinho e não pressiona tanto a bexiga e os pulmões. Por isso, a vontade de ir ao banheiro toda hora pode diminuir, assim como a dificuldade de respirar

Ufa, falta pouquinho e nessa fase, seu bebê já está prontinho para nascer! Ao final da gestação, ele engorda progressivamente, chegando a ganhar até 100 g por semana, te deixando mais cansada do que o normal. Nessa fase também, começam as contrações ficam mais frequentes e elas vêm quando você menos imagina. Aliás, muitas mães entram em trabalho de parto sem perceberem e passam horas assim antes de decidir ir à maternidade. Por isso, fique de olho. Às vezes o bebê pressiona a pelve e você pode confundir a dor com contração. Por outro lado, a posição do bebê já não pressiona tanto a bexiga nem o pulmão, o que pode te ajudar a respirar melhor e a não urinar com frequência. Já preparou a mala da maternidade? O quarto já está prontinho?

Entendendo as caretas do bebê

Em pouco tempo você estará com o filhote no colo e, de começo, a comunicação pode ser complicada, afinal, chorar é a única forma que ele tem de se comunicar com o mundo. No entanto, as caretinhas do bebê ajudam a desvendar alguns sinais. Quando ele começa a coçar o olhinho, é sono na certa. Já se o corpo fica durinho e contraído, rostinho vermelho, pode ser cólica. Ajude-o dobrando as perninhas em direção à barriga, para aliviar o desconforto. Quando ele se inclina para traz, pode ser um evento de refluxo. Aproveite e converse com o pediatra sobre o assunto. Agora, o choro de fome é inconfundível: cara de bravo com os olhinhos fechados. Aos poucos você ficará craque!