38ª semana - Desacelere o seu ritmo

38ª semana - Desacelere o seu ritmo

20 Junho 2015 - 15:05

Duas semanas antes do nascimento é uma boa hora para entrar de licença-maternidade. Aproveite o final da gravidez para descansar

A 38ª semana é uma boa hora para entrar de licença-maternidade e aproveitar os últimos dias antes da chegada do bebê. Ele já está pesando cerca de 3 kg e medindo por volta de 45 cm. A camada de gordura do corpo já está espessa, o que o protegerá quando sair do forninho da mamãe. Nessa semana o lanugo (pelugem que cobre o corpo do bebê) tende a cair, mas em alguns casos, não totalmente. Por isso alguns bebês nascem com pequenos pelos espalhados pelo corpo e isso é normal; eles vão caindo aos poucos. Não se esqueça de sempre fazer o check up de pressão nesta fase, ok? E o papai nessa história? Além de ajudar a mamãe na ansiedade, que deve estar enorme nos dois, pode ajudar com o bem-estar, como fazendo massagens, auxiliando nas tarefas de casa e mimando a futura mamãe. 

Curiosidades sobre os bebês

Os bebês nem sempre nascem assim, prontinhos, como vemos nos filmes. Você pode ter muitas surpresas quando ver o seu pela primeira vez. Ao nascer, é comum que as mãozinhas e pezinhos sejam arroxeados. Eles vão clareando conforme a circulação do bebê vai funcionando. A penugem, geralmente nas costas, chama lanugo e desaparece em alguns dias, assim como aquela acne branca no rosto, chamada mília. Em casos de parto normal, o bebê pode sair com a cabeça um pouco ovalada, justamente para fcilitar o parto. Isso também deve normalizar em dois dias, no máximo. E sabia que o recém-nascido não tem lágrimas ao chorar? Pois fique sabendo!