39ª semana - Na reta final

39ª semana - Na reta final

20 Junho 2015 - 15:05

Apesar da ansiedade, tente relaxar ao máximo! Aposte em massagens relaxantes e até escalda pés para afastar o inchaço causado pelo barrigão

Está chegando! Como anda o ânimo da mamãe e do papai? O do bebê está a mil, tanto é que está agitado e se movimentando bastante na barriga. Se você sentir que ele anda meio quietinho, é bom conversar com seu médico. Muitos especialistas recomendam fazer um ultrassom para checar a saúde do bebê, posição, cordão umbilical, volume do líquido amniótico, etc. Essa semana também serve para ajustar as últimas pendências em relação à gravidez, como lembrancinhas de maternidade. Aliás, você já tem um pediatra? Aproveite para pedir indicações e marcar a primeira consulta do bebê, que deve ocorrer na primeira semana de vida dele.  Muitos pais marcam mais de um especialista, e acabam escolhendo o que mais combina com a sua rotina. E que tal preparar o bebê para a sua chegada? Fale que ele está próximo da mamãe e que em breve estará fora da barriga, o quanto esperado e amado é.

As fases do trabalho de parto

"E se não der tempo de chegar à maternidade?" Todo pai pensa nisso, principalmente depois de ver e ouvir histórias de bebês nascendo em táxis, metrôs, carros, etc. Calma, papai! Isso pode acontecer, sim, mas é muito difícil, pois o trabalho de parto acontece em fases. Vamos tentar simplificá-las. O trabalho de parto começa geralmente com a ruptura da bolsa. As contrações duram de 30 a 45 segundos e têm intervalo de 15 a 20 minutos. Dá tempo suficiente até de tomar um banho antes de ir para a maternidade, mas já é hora de avisar o médico que o bebê quer nascer. Numa segunda fase, as contrações duram o mesmo tempo, mas com intervalo de 5 minutos entre elas. Que tal avisar a família que o novo membro está para chegar? Na última fase (e nessa, vocês já devem estar no hospital), as contrações duram de 60 a 90 segundos e têm intervalo máximo de 3 minutos. É agora que a anestesia e outras opções para a dor devem ser ministrados. O médico examinará a dilatação e quando ela estiver por volta dos 10 cm, o bebê está prontinho para nascer.