3ª semana - Os sintomas da gravidez

3ª semana - Os sintomas da gravidez

17 Junho 2015 - 09:13

Geralmente, é na terceira semana após o atraso da menstruação que ocorre a fecundação e começam os sintomas da gravidez. Que tal fazer um teste de farmácia?

Faça o teste para se certificar da gravidez [crédito: Esparta Palma]

Muitas mulheres desconfiam que estejam grávidas por causa dos sintomas que surgem, às vezes, antes mesmo do atraso da menstruação. Indisposição, náuseas, vômitos, sonolência, vontade de urinar com frequência, dores de cabeça esporádicas, prisão de ventre, tonturas e cólicas são alguns sinais da gestação. E não podemos nos esquecer dos desejos repentinos e da aversão a alguns alimentos. Não há uma explicação científica que mostre o porquê do gosto alimentar mudar durante a gestação; só quem passa por isso sabe como funciona. As mamas também costumam ficar mais sensíveis, incham e as auréolas escurecem. Tais sintomas podem ser confundidos com uma simples TPM. Surpresa: este mês a menstruação talvez não venha... E não venha pelos próximos meses também. Está na dúvida? Faça um teste de farmácia, que é bastante eficaz e o primeiro da batelada de exames que vêm por aí.

Responsabilidades batendo à porta

Enquanto as mães têm seus receios e ansiedades, os pais têm as deles, nas devidas proporções: será que vai dar para bancar um filho? Vou perder minha mulher para o bebê? E será que é verdade que não dormirei mais à noite? Será que serei um pai igual ao meu? Ufa! Ainda bem que, pelo menos, carregar não é com vocês. Calma, cara! Isso aí só é verdade em termos. Ser pai é muito mais do que isso e em pouco tempo, você nem vai se ligar das noites de sono que perdeu. Como anda o treinamento? Aí vai uma dica: posições em que ela está por cima ou de pé dificultam a chegada do espermatozoide nas trompas. A famosa papai e mamãe é uma das mais indicadas. Na dúvida, vá variando nesse quesito. 

Gestação: