4ª semana – Confirmação da gravidez: você fez teste?

4ª semana – Confirmação da gravidez: você fez teste?

17 Junho 2015 - 09:15

O atraso da menstruação é a primeira confirmação de que você está grávida. É hora de fazer um teste e começar o pré-natal, então marque uma consulta com seu obstetra

Já fez o teste? [crédito: Martin Pilote]

Os enjoos apareceram, os seios cresceram e a menstruação não veio. O exame de farmácia ajuda a confirmar: você está grávida, sim!  E claro que não podemos ficar apenas nesse exame simples; é hora de começar o pré-natal. Marque uma consulta com seu obstetra. Ele vai pedir uma bateria de exames que inclui o hemograma para confirmação da gravidez. Ele mede com precisão a quantidade de BHCG (gonadotrofina coriônica humana), hormônio que só passa a existir no nosso organismo depois da fecundação. Deu positivo? Comemore, pois dentro de meses estará com seu bebê nos braços e seu currículo ganhará outro cargo: o de mãe. Parabéns!

Quando o exame dá positivo

Até agora, vocês estavam se planejando e, diga-se assim, treinando bastante. Até que um simples exame, de farmácia ou de sangue, confirma tudo: vocês estão grávidos.  Muitas mulheres fazem o teste sozinhas e na hora de contar, ficam apenas esperando a reação do parceiro. Se você for pego de surpresa, a primeira reação é manter a calma. Respire fundo e abrace a mulher, acaricie a barriga e... Comemore! Vocês serão pais! Antes de sair contando a notícia para todo mundo, curtam entre os dois e decidam, sem interferência, quais serão os próximos passos. Esse momento é só de vocês!

Gestação: