5ª semana - O começo dos temidos enjoos

5ª semana - O começo dos temidos enjoos

17 Junho 2015 - 09:15

Os enjoos costumam ser os primeiros sintomas da gravidez, antes mesmo do atraso da menstruação. Cólicas e tonturas também são comuns nessa fase

A fase dos enjôos começaram [crédito:Emergency Brake]

Prepare-se, pois na gravidez sua agenda ficará lotada de compromissos... Em laboratórios e consultórios médicos. Seu obstetra deve pedir exames de rotina básicos para avaliar sua saúde, como coagulograma, tipagem sanguínea, glicemia, função tireoidiana (TSH), pesquisa de HIV, hepatite B e C, sífilis (VDRL), toxoplasmose e rubéola. Os enjoos estão frequentes? Isso acontece por causa da ação do BHCG (gonadotrofina coriônica humana). Esse hormônio tem pico por volta da 9ª semana e diminui lá pela 14ª, por isso, em muitas gestantes, os enjoos acabam ou diminuem no início do terceiro trimestre.  Para combater o problema, evite escovar os dentes antes das refeições, coma de maneira intercalada, em poucas quantidades e dê preferência aos gelados. O gengibre também pode ser seu aliado; use 1 grama por dia, entre ou durante as refeições. 

Os sintomas da paternidade

Algumas mulheres sofrem um pouco com os incômodos da gravidez: aumento de peso, inchaço nas mamas, náuseas, etc. E você, acha que vai ficar aí só assistindo toda essa mudança? Ledo engano. É bastante comum muitos pais sentirem sintomas parecidos com os das mães, como enjoos e até aumento de peso. Esse conjunto de sintomas chama-se Síndrome de Couvade. Uma pesquisa inglesa feita com 2 mil homens em 2014 revelou que pelo menos 26% deles sentiam os sintomas das parceiras, entre eles mudança de humor, desejos por comidas diferentes fora de hora, náuseas, etc. Psicólogos acreditam que mudanças físicas são decorrentes de fatores emocionais, por isso esse fenômeno é recorrente. Então, se esse é o seu caso, é hora de ser compreensível com a futura mamãe, não é mesmo? #tamojunto!

Gestação: