9ª semana - De embrião a feto

9ª semana - De embrião a feto

17 Junho 2015 - 09:17

Nesta semana, o embrião passa a ser um feto e o cérebro já iniciou suas atividades. Ele já tem a forma de um bebê; só falta se desenvolver, crescer e ganhar peso.

Embrião com 9 semanas

Nessa fase da gravidez ocorre uma transição muito importante. O até então embrião passa a ser um feto! Quem fizer um ultrassom nesta semana vai reparar que o filho já tem a forma de um bebê, mas é de tamanho minúsculo (aproximadamente, um amendoim, com 20 mm). Ele não para quieto na barriga e abusa de todo o espaço que seu útero pode oferecer. As articulações entram em ação e até as pálpebras já abrem e fecham. Ele até consegue enxergar feixes de luz que incidem em direção à barriga, acreditam? O cérebro do seu bebê também já começa a ser formado. Quanto à sua vida, vale lembrar-se dos hábitos saudáveis que devem permear a gravidez; dormir pelo menos 8 horas por dia e alimentar-se de 3 em 3 horas, principalmente se tiver enjoos constantes. 

Como anda a vida sexual de vocês?

Muitos pais e mães têm receios de de praticar relação sexual com medo de machucar o bebê. Atenção, isso não existe, ok? Se não há nenhuma ressalva médica, as atividades sexuais estão liberadas, sim! O que pode mudar são algumas posições, como papai e mamãe, pois a barriga pode incomodar a mulher. Mas com jeitinho, vocês se adaptam a isso. Aliás, não se espante se o desejo sexual da mulher mudar durante a gravidez. Por causa dos hormônios, a libido fica variável, então será comum sua mulher ter aversão a você em alguns momentos e, em outros, não deixá-lo em paz, literalmente. Aproveite quando a segunda opção estiver na área!