Cuidados no segundo trimestre da gravidez

Cuidados no segundo trimestre da gravidez

13 Maio 2016 - 22:20
Publicado em:

A gravidez é um período de muita emoção e ansiedade! Ao mesmo tempo em que a mamãe quer “curtir o barrigão”, também faz questão de fazer tudo o que está ao seu alcance para se preparar para a chegada do bebê. Para ajudar quem está nesse processo, separamos algumas dicas sobre o que se pode fazer durante o segundo trimestre da gestação nesse sentido, ou seja, dos 3 aos 6 meses. Confira e anote!

Cuide do bebê e de você ao mesmo tempo!

Exercite-se! É isso mesmo, se por acaso você ainda não estiver realizando nenhuma atividade física até esse momento, chegou a hora! Praticar atividades físicas durante a gravidez é muito importante, desde que sejam seguras, é claro. Você pode optar por fazer caminhadas de leve, hidroginástica, pilates ou ioga, por exemplo. Em alguns locais, são oferecidas aulas especiais para as grávidas, veja se em sua cidade há essa possibilidade. É uma ótima chance de fazer amizades e trocar experiências com outras futuras mamães.

Faça algo que você goste e que não tenha relação com o bebê, como ir ao shopping, ao cinema e até a um concerto musical. Essas atividades serão mais complicadas depois do nascimento, portanto, esse é o momento de aproveitar. O segundo trimestre também é o período ideal para preencher o seu armário com algumas roupas de gestante, como calças de elástico, vestidos, batas. Se tiver alguma amiga ou familiar que possa lhe emprestar, melhor ainda, afinal, você não vai usar para sempre.

Outra coisa importante é tomar um suplemento de vitaminas, de preferência contendo ferro, para prevenir a anemia gestacional. O seu médico poderá fazer uma indicação. Aproveitando, pergunte a ele quais são os exames que você terá que realizar dos três aos seis meses. Um deles é a amniocentese, capaz de diagnosticar anomalias genéticas no feto e que é solicitado quando existe essa suspeita.

Você vai querer contratar alguém para lhe acompanhar no parto? Existem profissionais que prestam esse tipo de serviço e que acompanham as mulheres desde o momento em que elas estão se preparando para ir ao hospital até o nascimento. Esse é um bom momento para pesquisar mais sobre as “doulas” e analisar se você vai querer a presença de uma delas.

Quem pensa em fazer o famoso chá de bebê também tem que pensar nisso já desde o segundo trimestre. Deixando para a última hora, você corre o risco de não conseguir organizar tudo a tempo. Se fizer, pense onde será, quem vai ser convidado, qual vai ser o cardápio, se você vai querer brincadeiras ou não. Chame uma amiga para ajudar!

Cuide do bebê e de você nesse momento. Procure ter uma alimentação saudável, não deixe faltar nenhum nutriente para o organismo de vocês dois, mas opte por um cardápio natural e balanceado. Reserve um momento todos os dias para passar um óleo ou hidratante específico na barriga. Além de melhorar a pele, essa prática (misturada com um pouco de sorte e genética) pode ajudar a evitar as estrias durante a gravidez e depois do parto. 

Curta cada momento!