O bebê soluçar dentro da barriga, é normal?

O bebê soluçar dentro da barriga, é normal?

13 Maio 2016 - 21:53
Publicado em:

Frequentemente os bebês enviam sinais às futuras mamães diretamente da barriga. Eles movimentam-se, trocam de posições e dão pequenos chutes.

[Crédito: Shutterstock]

As mamães então se sentem muito felizes por saberem que seu filho está bem. Mas os bebês também fazem alguns sinais incomuns. Um deles, em particular, deixa muitas grávidas preocupadas. Trata-se de barulhos ritmados, acompanhados de pequenos pulinhos do bebê.

Embora não seja tão comum quanto chutes, por exemplo, essa movimentação estranha significa que o bebê está tendo soluços. A mãe, nesse caso, não precisa ficar preocupada, pois isso é comum e normal. Então surge a duvida: é perigoso quando os bebês soluçam toda a hora? Saiba a resposta abaixo e conheça um pouco mais sobre o assunto.

Saiba mais:
 
Soluço no bebê: É normal ter a toda hora?

Como saber se o bebê está com frio ou calor?

A origem dos soluços

Algumas mulheres notam que seu filho soluça de vez em quando, enquanto outras percebem que esse movimento é constante. Além disso, a intensidade dos soluços pode variar, pois depende muito de fatores externos, como, por exemplo, a dieta da grávida. Independentemente da frequência e da intensidade, os soluços dos bebês são absolutamente normais e não oferecem perigo às crianças ou às mulheres. Eles começam a acontecer entre o fim do primeiro trimestre e o começo do segundo.
 
Muitas vezes acontecem durante o ultrassom, embora seja mais comum o aparecimento dos soluços logo após uma refeição, ou quando a mãe come um doce. Significa que o bebê acabou de receber uma dose de energia através da comida. Ele então passa a se mexer mais. Uma movimentação agitada não significa que “o bebê quer sair da barriga”, como muitas mulheres pensam. Na verdade, isso é efeito da quantia de energia que a mãe lhe passou, principalmente através do consumo de carboidratos.

O soluço acontece por causa do diafragma do bebê, o principal músculo ligado à sua respiração. É um movimento natural e indolor, extremamente necessário para a formação da criança. Funciona como uma espécie de treino para que ele possa utilizar seu aparelho respiratório após o nascimento. Ou seja, ao contrário de ser um problema, é um sinal de bem-estar para a mãe e seu filho.

O que fazer

A mãe consegue perceber se o movimento na sua barriga é aquele natural e corriqueiro ou se é ocasionado por soluços. Isso porque os soluços produzem golpes rítmicos e pequenos e constantes espasmos. Muitas mulheres se incomodam com a movimentação e outras simplesmente adoram.

Algumas vezes, depois de movimentar-se, o bebê passa a ficar horas parado. Embora também gere preocupação, isso significa apenas que ele está dormindo. Normalmente acontece quando sua mãe está caminhando ou se mexendo. O movimento ritmado de uma caminha é como se o bebê estivesse sendo embalado. Quando a mãe para, acontece o inverso, e a criança tende a movimentar-se.

O importante é entender o porquê dos soluços e se tranquilizar, pois não há forma de pará-los. Muitas vezes eles duram horas. Como é um movimento normal e essencial para a formação da criança, a mãe deve simplesmente esperar passar. Se desejar, ela pode deitar-se em algum lugar confortável, de forma que favoreça os movimentos do filho.