O surgimento das varizes na gravidez

O surgimento das varizes na gravidez

13 Maio 2016 - 20:45
Publicado em:

Durante o período de gestação, o corpo da mulher passa por uma série de alterações, uma delas é o surgimento de varizes.

Veias dilatadas, dotadas de coloração roxa ou azulada

As varizes consistem em veias dilatadas, dotadas de coloração roxa ou azulada e aparecem na região dos membros inferiores.

Durante o período da gravidez as varizes aparecem ou aumentam por causa da pressão que o útero exerce sobre as veias pélvicas e também sobre a veia cava inferior, que é uma veia localizada na parte direita do corpo.

A pressão do útero acarreta na visibilidade das varizes. Além disso, o aumento da produção do hormônio progesterona também contribui para causar o relaxamento dos vasos sanguíneos, causando assim o surgimento das varizes e, em determinados casos, até mesmo uma possível sensação de desconforto e dor.

É importante salientar que fatores genéticos, obesidade e até registros de casos na família são elementos que contribuem para o aparecimento de varizes.

Embora sejam visualizadas com mais frequência na região das pernas, as varizes de gravidez também podem ser detectadas em outras regiões do corpo. As hemorroidas, por exemplo, não deixam de ser varizes na região retal. Inclusive, algumas mulheres, no período de gestação, denotam varizes na região da vulva.

Prevenção das varizes durante a gravidez

É impossível impedir que as varizes surjam por completo durante o tempo de gestação, porém é possível adotar procedimentos que possuem por intuito amenizar o seu surgimento.

Inicialmente é necessário evitar a pressão sobre o corpo, que é um dos principais causadores do transtorno. Nesse aspecto, é necessário adotar uma série de hábitos diários e saudáveis que podem ser de grande auxílio. Entre essas medidas é possível destacar:

- Fazer exercícios diários, tais como caminhadas.

- Manter os pés elevados quando estiver sentada, pois isso ameniza a pressão e facilita uma melhor circulação do sangue.

- Usar meias elásticas após acordar. Esse procedimento evita o acúmulo de sangue nas pernas.

- Não permanecer em pé por tempo prolongado, pois isso acarreta ainda mais esforço nas pernas.

- Manter uma dieta balanceada, pois assim você evita o aumento de peso. No verão as varizes costumam ser bem grossas e podem provocar alguns desconfortos.

O problema do surgimento das varizes

As varizes podem causar coceira e, em alguns casos, provocarem uma sensação de dor e incômodo. No entanto, o principal inconveniente que elas trazem para as mulheres é no aspecto estético. Apenas em casos raros as varizes acarretam em casos mais graves de circulação ou provocam coágulos de sangue (trombo).

Mais ou menos quatro meses após o nascimento do bebê, em geral, as varizes possuem a tendência de desaparecer. No entanto, caso as veias que estão mais salientes venham a ocasionar transtornos, é possível efetuar um procedimento cirúrgico. Contudo, é importante levar em consideração que elas sempre possuem a tendência em aparecer quando a mulher entra no período de gestação.

Diante disso, a melhor maneira de combater o aparecimento das varizes consiste mesmo na adoção de práticas diárias de exercícios físicos e hábitos saudáveis de alimentação. Dessa forma, o problema será amenizado.