Qual posição é a ideal para uma grávida dormir?

Qual posição é a ideal para uma grávida dormir?

13 Maio 2016 - 22:15
Publicado em:

Quem está grávida sabe que nem tudo são flores! Apesar de toda a magia desse momento há muitos desconfortos e dúvidas que permeiam o dia a dia de quem está contando os meses para dar a luz. Uma das grandes dificuldades que as gestantes sentem é em relação à melhor forma de dormir, ou seja, uma posição que seja segura para o bebê sem deixar de ser confortável.

Conforto na hora do sono

Nos primeiros meses, quando a barriga ainda nem está aparecendo, não há problema algum em dormir de costas, isto é, deitada com a barriga para cima. No entanto, conforme o tempo passa e a gestação evolui, essa não é mais a melhor forma e pode causar um grande mal-estar.

Quando a barriga está grande, essa posição de deitar de costas pode fazer com que o peso exercido sobre a veia cava cause falta de ar. Com isso, a qualidade do sono da mulher fica completamente comprometida. Mas então qual é a posição mais indicada? De acordo com os médicos, o ideal é virar para o lado esquerdo.

Além do conforto proporcionado para a mamãe, dormir virada para o lado esquerdo tem outros benefícios! Essa posição é a que tende a oferecer a melhor oxigenação para a criança, graças ao sangue que consegue fluir melhor pelo cordão umbilical. Os médicos perceberam que isso acontece durante o parto, mas pode ser uma medida adotada também durante a gravidez, sem problema algum!

E sobre dormir de bruços? Essa posição não apresenta nenhum perigo e pode ser a escolha da gestante até o quinto mês da gravidez. Depois disso, o tamanho da barriga provavelmente fará com que ela se torne desconfortável. Algumas mães sentem medo de machucar o bebê e se desesperam quando acordam pela manhã ou no meio da noite e percebem que estão de bruços. Você pode ficar totalmente tranquila em relação a isso, porque a criança está muito bem protegida dentro do útero!

Quando chega à reta final, dos seis aos nove meses, costuma ser a pior fase em relação ao sono. Além da falta de ar, a mãe também pode sentir azia e congestão nasal, por isso, pelo seu bem-estar, o mais indicado é permanecer praticamente sentada durante a noite. Use os travesseiros ao seu redor para criar um espaço que seja o mais confortável possível.

Em resumo, a melhor forma para dormir durante a gravidez é de lado e, de preferência, do esquerdo. Nessa posição, você se sente mais confortável, o mal-estar passa e o bebê está sempre seguro! Se acordar no meio da noite e estiver de bruços ou de barriga para cima, não é motivo para se assustar, apenas vire de lado, respire fundo e relaxe para tentar pegar no sono novamente!

Lembre-se: a gestação consome muita energia por si só, por esse motivo, é indispensável ter sempre uma boa noite de sono. Não conseguir dormir bem algumas vezes é normal, mas faça o possível para que isso não aconteça e você comece o dia sempre com bastante energia!