Quando a barriga começa a aparecer?

Quando a barriga começa a aparecer?

13 Maio 2016 - 21:58
Publicado em:

Enjoos matinais, atraso da menstruação, sonolência... São alguns dos sintomas que fazem uma mulher suspeitar de que está grávida, algo que só pode ser confirmado por meio de exame. E após essa confirmação, uma das primeiras dúvidas que as futuras mamães costumam ter, especialmente as de primeira viagem, é “quando a minha barriguinha vai começar a crescer?”. Chegou a hora de saber tudo sobre o assunto!

[Crédito: Shutterstock]

Não há como precisar exatamente em qual momento a barriga da gestação começa a aparecer, porque isso pode variar de acordo com inúmeros fatores. É possível até que a mulher perceba as calças ficando mais apertadas cerca de uma semana após a realização do exame de gravidez, mas essa não é a barriga de verdade, é apenas um inchaço.

Na maior parte dos casos, a mulher consegue notar que a barriga está começando a crescer entre a 12ª e a 16ª semana de gestação. Vale lembrar que para as mulheres que já engravidaram antes, costuma ser um pouco mais cedo, por conta dos músculos abdominais e do útero que já foram afrouxados anteriormente. 

Quando se completam 12 semanas de gravidez, a tendência é que o útero comece a se expandir acima daquele osso que fica acima da vagina, o osso púbico e é por isso que a barriga se torna mais aparente. No entanto, não se esqueça de que desde o momento da fecundação, o organismo da mulher começa a passar por inúmeras alterações, especialmente hormonais. Por conta disso, sintomas como gases e mau funcionamento do intestino são normais e deixam o abdômen inchado. Algumas confundem isso com a barriga da gravidez.

Mas o crescimento da barriga não deve ser um motivo da preocupação, desde que o pré-natal esteja em dia e o médico assegure que a gestação está correndo bem. Para algumas mulheres, a barriga realmente demora mais para aparecer e isso pode estar relacionado ao posicionamento do útero. Quando o órgão está mais “para trás”, essa demora é natural.

Algumas mães ficam com medo de que a demora signifique que o bebê é muito pequeno, mas não há motivos para se assustar. O médico só vai calcular o tamanho do bebê no segundo e no terceiro trimestre da gestação, portanto, não tem problema que no início a barriga demore para se manifestar!

Também há os casos em que a mamãe está esperando dois ou mais bebês e, naturalmente, a barriga irá crescer mais rápido.

Em resumo, se você está grávida, a partir da 12ª semana é possível que a sua barriga comece a aparecer, mas o mais importante é que o médico acompanhe e faça todos os exames. Algumas mulheres ganham mais peso, outras menos e tudo isso é natural, afinal, corpos diferentes se comportam de formas diferentes.

Procure usar roupas confortáveis e que comportem a barriga enquanto ela estiver crescendo. Calças com elástico no cós, batas e vestidos soltinhos vão deixar você linda e, principalmente, muito à vontade. Tire muitas fotos e aproveite cada momento com o bebê dentro de você, uma experiência única!