Protetor de silicone para mamilos rachados funcionam?

Protetor de silicone para mamilos rachados funcionam?

04 Agosto 2016 - 21:18
Publicado em:

Uma dúvida que a maioria das mamães tem é se vale a pena utilizar o protetor de silicone nos mamilos rachados

Protetor de bico de seio em silicone [Crédito: divulgação]

No entanto, o tipo de proteção não é a mais indicada para o problema e, se os seus mamilos estão machucados, o ideal é contar com o auxílio de um pediatra ou obstetra para encontrar a melhor solução. Portanto, você deve usar o protetor de silicone apenas em último caso, já que ele pode trazer diversos pontos negativos.

Um dos principais fatores que causam a rachadura nos mamilos é a pega incorreta dos seios. Por isso mesmo, o ideal é que você busque por orientações com um médico de sua confiança para obter informações sobre como corrigir a situação, já que ela pode ser resolvida sem a utilização do protetor de silicone. Nos casos em que os seios estão muito machucados, ainda, é possível recorrer aos Bancos de Leite.

Qual é a melhor solução?

Embora alivie as dores na região dos mamilos, os protetores de silicone podem trazer problemas como o bebê ficar acostumado com ao acessório e não querer mais mamar sem ele ou, ainda, a diminuição do fluxo de leite da mãe, já que com o protetor os seios não são estimulados pela língua da criança, entre outros transtornos. A solução mais adequada, portanto, é contar com o auxílio de um médico de confiança para saber qual é a causa exata dos machucados no mamilo.

Quando as rachaduras são causadas pela pega errada nos seios, o ideal é amamentar com as costas eretas (utilizando almofadas nas costas) e apoiar os pés em um cadeira, ou banquinho, para mantê-las retas em relação à posição do seu corpo. Segure o bebê na altura dos seios, aproxime-o do peito e espere que deixe a boquinha bem aberta para colocar o máximo do seio dentro dela. Se necessário, ajude o bebê puxando de leve o seu queixo.

Caso você sinta muita dor ao amamentar a criança, também é possível, ao invés de utilizar o protetor de silicone, tirar o leite com as mãos ou com um acessório adequado, como as bombinhas, para dar o leite ao bebê através da mamadeira. Além de os mamilos rachados serem um problema que pode ser causado pela pega errada dos seios, é um transtorno que também pode ser causado por problemas de saúde como candidíase ou dermatite. Por isso é essencial contar com a ajuda de um profissional de saúde.

Por que não é bom utilizar o protetor de silicone?

Como dito anteriormente nesse artigo, os protetores de silicone para mamilos rachados podem trazer pontos negativos como o bebê ficar acostumado demais com o equipamento e não aceitar mamar sem ele ou a diminuição do fluxo de leite porque os seios não são mais estimulados pela boca da criança

Com a diminuição da produção de leite pela mãe, por sua vez, o transtorno pode ocasionar outros problemas mais graves como a perda de peso do bebê ou mastite, que é uma doença que ocorre quando os seios não são totalmente esvaziados. Portanto, busque por auxílio profissional para encontrar a melhor solução para o problema. 

Caso você for utilizar o protetor de silicone, lembre-se que o acessório sempre deve ser esterilizado a cada utilização!