11º mês do bebê – As conquistas do bebê

11º mês do bebê – As conquistas do bebê

17 Junho 2015 - 09:35

O primeiro ano é marcado pelo desenvolvimento acelerado do bebê. Comemore junto com ele cada marco conquistado até agora e os que estão por vir

Se seu filho ainda não deu os primeiros passos, talvez a hora seja agora. [Photo via VisualHunt]

Ufa, quantas coisas o pequeno conseguiu realizar até aqui: engatinhou, passou pelo incômodo dos dentes, desmamou e, na maioria dos casos, teve que superar a ausência da mãe. Seu bebê está prestes a completar 1 ano e já soma inúmeras conquistas.Ele merece subir no pódio. Por volta do primeiro ano, o bebê já temcerca de 6 dentes na boca, acena, manda beijos e agarra objetos com precisão. O temperamento já é bastante definido nesta fase e pode-se dizer que vocês se conhecem bem; ele já sabe o que lhe agrada e o que precisa fazer para conseguir as coisas de você. Se acostume, pois esse dom do seu filho permanecerá para a vida toda! Ele também deve estar bastante levado e já adquiriu a capacidade de raciocínio na hora de brincar; sabe esconder e pregar peças nos pais. Essa fase costuma ser divertidíssima!

Seu filho está descobrindo a própria força, por isso é normal que o veja empurrando objetos pela casa ou batendo-os contra o chão. Se ele está ensaiando os primeiros passos, também está treinando a própria confiança. Para deixá-lo mais seguro, esteja com as mãos sempre por perto para ele usar de apoio e ajudá-lo a levantar. Se ele cair, o que vai acontecer com frequência, não se desespere e nem tente passar preocupação para o bebê. Muitas quedas virão e ele tem que aprender a lidar com isso; caiu, levantou! Em pouco tempo, quando ganhar confiança de verdade, estará correndo e pulando por aí. 

Quando me sinto quando... Sou pai!

Se seu filho ainda não deu os primeiros passos, talvez a hora seja agora. E acredite, esse momento, segundo relatos de muitos pais, é um dos mais emocionantes. Primeiro por que essa é uma das primeiras conquistas na vida dos filhos; significa autonomia, independência e curiosidade. Não tem nada na vida adulta que se compare ao desafio de andar pela primeira vez. Segundo por que significa que ele está crescendo. Não é mais um bebezinho e daqui a pouco nem colo vai querer mais. É, amigo, acostume-se, pois daqui pra frente o crescimento é ainda mais acelerado, assim como as descobertas. Está na hora de exercitar um dos seus papéis de pai. Dar apoio quando ele dá os primeiros passos e em outras decisões na vida (como se casa ou compra uma bicicleta), é um dos seus papéis de pai. E isso não quer dizer estar presente em todos os momentos, mas nos mais importantes, com certeza.