6º mês do bebê – É dia de introduzir alimentos sólidos na dieta do bebê

6º mês do bebê – É dia de introduzir alimentos sólidos na dieta do bebê

11 Janeiro 2016 - 18:06

O aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses de vida. Depois disso, é hora de introduzir alimentos sólidos na dieta do bebê

É hora de introduzir alimentos sólidos na dieta do bebê

Com seis meses, o bebê já deve ter atingido o dobro do peso de seu nascimento e as dobrinhas estarão bem aparentes. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que a amamentação seja exclusiva até essa fase. Em outros casos, os pediatras costumam introduzir alimentos sólidos, como papinhas à base de frutas e sucos por volta do 4º ou 5º mês. Quem ainda não introduziu, provavelmente vai ser liberada pelo pediatra para introduzir também sopinhas salgadas. A ideia é que essa introdução seja feita aos poucos, até para observar os efeitos colaterais que os novos alimentos exercem no sistema gastrointestinal do seu filho. Não se esqueça de filmar e fotografar a cara do bebê ao experimentar esses sabores pela primeira vez. Você irá se divertir.É importante lembrar que as papinhas não devem substituir o aleitamento, que deve continuar até os dois anos. Este mês, a visita ao posto de saúde será para receber as vacinas pentavalente brasileira (DTP + Hib + hepatite B), pólio oral (VOP), pneumocócica conjugada 10-valente.

Como anda o sono do bebê? Pesquisas comprovam que tirar sonecas durante o dia é fundamental para o aprendizado dele, inclusive que absorvem melhor o que aprendem antes de dormir. Por isso, pode começar a contar histórias ao colocá-lo no berço. Além de estreitar a relação de vocês, também ajuda a relaxá-lo.

Como está sua forma física? Já conseguiu perder todo o peso ganho durante a gestação? Pois a partir dos 6 meses você já pode malhar em ritmo acelerado e até restringir um pouco mais a alimentação, o que irá ajudá-la a mandar os quilos extras embora. Nesta fase, o bebê já pode usar protetor solar, então é uma boa hora de levá-lo à piscina e à praia. Divirtam-se.

É hora de dar de mamar

Os seis meses é a idade ideal indicada para a amamentação exclusiva. Por isso, nessa fase, muitos bebês passam a consumir alimentos sólidos e já começam a mamar na mamadeira. Para desespero de algumas mães e alegria de outras, essa é a fase que a dependência total acaba. E é aí que você pode experimentar a sensação de dar de mamar a uma criança. Antes e tudo, saiba que a mamadeira deve ser esterilizada, para matar todas as bactérias. Esquente a água e teste a temperatura do seu pulso. Tem que estar morninha. Na hora de dar ao bebê, segure-o nos braços e incline sempre a mamadeira de uma maneira que não tenha bolhas. As bolhas, se ingeridas, podem causar cólicas. Faça o bebê arrotar e, se necessário, alterne o lado. Eis aqui uma mamada de sucesso!