1 ano e 2 meses – O oscilante sono do bebê

1 ano e 2 meses – O oscilante sono do bebê

17 Junho 2015 - 09:38

Rotina, agitação e novidades. Como lidar com a luta contra o sono e fazer com que seu filho durma a noite inteira?

Como lidar com a luta contra o sono [ollycoffey / photo on flickr]

Nesta fase, a criança quer testar seus limites e controlar o sono ao máximo pode significar uma vitória. Por outro lado, se a excitação é constante e ela recebe muitos estímulos do ambiente, fica agitada e não quer perder nenhum momento de brincadeira. Então, o sono pode ser visto como um inimigo dessas descobertas tão legais. Para garantir uma boa – e longa – noite de sono, a dica é reforçar a rotina e diminuir os estímulos antes de dormir. Jantar, tomar banho, brincar, mamar e ser colocado no berço ainda sonolenta ajuda a criança a entender como se faz para dormir bem e sozinha. O sono evolui da mesma maneira que o aprendizado, desde o nascimento.

Com 1 ano e 2 meses, a curiosidade estará aguçada, por isso é preciso ter cuidado redobrado com objetos que possam oferecer perigo em casa. Proteja quinas, trave gavetas e esconda coisas pontiagudas ou cortantes. Produtos de limpeza devem ser guardados no alto. Já na hora das refeições, não se assuste com a bagunça. Seu filho irá amassar a comida com a mão, jogar para cima e se divertir com aquilo tudo. Mas não se preocupe, pois ele irá aprender a comer observando os outros e,com o tempo,entenderá que comida não é brinquedo.

Brincadeiras ao ar livre

Pense na infância que você teve. Qual a diferença dela para a de hoje? Há anos atrás, as crianças eram muito mais livres, tinham mais espaço e brincavam mais ao ar livre. Claro que o fator segurança também mudou, assim como os eletrônicos estão muito fortes nessa geração. A questão é que, brincar ao ar livre faz muito bem para os pequenos, principalmente se for algo cultivado ao longo dos anos. A Universidade de Regina, no Canadá, estudou o estilo de vida de 306 crianças e comprovou que as que brincavam ao ar livre tinham melhor forma física e melhor desempenho em atividades físicas também. Por isso, vá já para o parque, praia, quintal de alguém. Incentive seu pequeno a se movimentar desde já. Torne isso uma rotina, ok?