Ensaio Newborn: saiba mais sobre essa tendência

Ensaio Newborn: saiba mais sobre essa tendência

24 Julho 2019 - 15:09
Publicado em:

A fotografia é uma das principais maneiras de eternizar momentos especiais e poucos momentos são tão importantes como a chegada de um bebê a uma família. Os pais querem, de todas as maneiras, registrar cada momento e ter o máximo de fotos do seu filho, já que ele irá crescer tão rápido e novas fases acabarão por vir.

Ensaio Newborn

Para atender essa necessidade, o ensaio newborn foi criado e nos dias de hoje virou tendência, com muitos pais aderindo à opção desse tipo de álbum, que é todo planejado para figurar o posto de uma das principais recordações de um recém-nascido.

As sessões de fotos são feitas geralmente nos primeiros 15 dias do bebê – apesar de algumas mães preferirem esperar que ele complete um mês – e costumam durar entre duas e três horas, dependendo muito de como está o dia do recém-nascido.

Muitas vezes o bebê chora bastante durante o ensaio, ou por alguma necessidade, a sessão precisa ser interrompida, como nos momentos de trocas de fralda ou alimentação. Fatores como esses, podem fazer com que o período de duração seja prolongado e é preciso respeitar o tempo do bebê.

As fotos normalmente são feitas em estúdio e o fotógrafo se encarrega de cuidar de tudo, inclusive da decoração que irá compor o cenário e da estética das fotos.

O figurino também fica por conta do profissional. Ele poderá utilizar acessórios, e outros apetrechos para que o bebê fique ainda mais fofo. Mas isso não significa que os papais não possam levar alguma roupa ou objeto que queiram incluir no figurino ou na decoração.

 

Preparação e cuidados

 

A preparação do ambiente é muito importante. O estúdio precisa ser aquecido, já que, além do bebê ser sensível a baixas temperaturas, ele, em muitos cliques, estará sem roupa.

Outro cuidado que precisa ser levado em conta é com as poses. O recém-nascido é muito flexível, mas o profissional não pode abusar dessa condição, colocando a criança em posições que possam machucá-la, causar incômodo ou dores.

Por essas e outras, a escolha do fotógrafo é essencial. Ele precisa ser um profissional de referência e que tenha conhecimentos não somente sobre fotografia, mas a respeito dos cuidados necessários com um bebê que acabou de nascer.

Alguns pediatras, considerando a sensibilidade e vulnerabilidade de um recém-nascido, não aconselham o ensaio newborn, diante de circunstâncias que possam comprometer a saúde e o bem-estar do bebê.

Para que riscos e problemas sejam evitados, é muito recomendado levar a criança ao pediatra para checar se está tudo perfeitamente bem com ela e se estará apta para esse tipo de exposição.

Na véspera do ensaio newborn, recomenda-se que as mamães evitem alimentos gordurosos, leite ou café, para que diminua os riscos do bebê sentir cólica na hora dos cliques.

É indicado ainda, que o ensaio seja feito pelo menos dois dias após vacinas ou furo na orelha, já que depois de procedimentos como esses, o bebê costuma ficar irritado.

Gostou deste artigo? Para ficar por dentro de tudo sobre mamães e bebês e receber o suporte necessário para mergulhar no universo dos primeiros anos de vida da criança, acesse nosso site.