Como programar o momento ideal do sexo para engravidar

Como programar o momento ideal do sexo para engravidar

23 Março 2016 - 18:00
Publicado em:

A decisão já está feita: você quer dar origem a uma nova vida. Mas o que você ainda não pensou é como vai fazer isso, afinal, as próprias relações sexuais precisam ser planejadas para estarem no mesmo período de sua ovulação.

Relações sexuais precisam ser planejadas.[Crédito: Visual Hunt]

E para que você consiga engravidar o quanto antes, confira neste artigo algumas dicas de como programar o momento do sexo com o seu parceiro para engravidar

Vamos lá?

Para início de conversa, o mais indicado é que as relações sexuais, daqui para frente, estejam bem próximas daquele período do mês em que os óvulos descem pelas trompas dos ovários, ou seja, quando há a ovulação

Se por um lado os espermatozoides do seu parceiro conseguem sobreviver por alguns dias dentro do organismo feminino, os óvulos já não têm essa capacidade: um dia completo já é o suficiente para que eles “não tenham mais vida”. 

Sendo assim, para aumentar as possibilidades de uma concepção, o mais indicado é programar relações sexuais para ocorrerem entre um a dois dias antes do dia exato da ovulação. Isso porque assim a chance de que mais espermatozoides saudáveis estejam no organismo da futura mamãe durante a liberação do óvulo é muito maior. 

Mas é claro que as mulheres também podem engravidar em outros períodos, motivo pelo qual relações sexuais realizadas com mais dias de antecedência também podem acabar gerando a tão esperada concepção. 

Além disso, cabe destacar que a própria fase de ovulação também pode oscilar a cada mês que passa. Passar por longos ou momentâneos períodos de estresse, ansiedade ou até mesmo realizar uma viagem já pode fazer a diferença no ciclo menstrual e na própria secreção da vagina. 

Com base nisso as relações sexuais devem ser realizadas várias vezes e em diferentes períodos do mês, o que garante chances muito maiores para as mulheres que querem engravidar. De acordo com os especialistas, o mais indicado para o casal é fazer sexo a cada 2 ou 3 dias não só durante a fase da evolução (mesmo que aqui as chances sejam maiores), mas sim, durante o mês todo. 

E se você, mulher, também está na tentativa de engravidar, lembre-se de ficar em alerta sobre os principais sintomas de que o período de ovulação está chegando. Os principais deles, que devem ser sentidos cerca de 20 dias antes de seu próximo ciclo menstrual são: 

- Aumento da libido, ou seja, do desejo sexual; 

- Aumento nos níveis de secreção vaginal (ou leves secreções para as mulheres que não as têm com frequência). Essa secreção deve ter uma textura muito similar à clara do ovo, ou seja, viscosa e incolor; 

- Desconforto ou até mesmo pontadas em um dos lados na região do baixo ventre, especialmente na hora de se sentar. 

Se o seu ciclo menstrual for irregular, prever os períodos de ovulação será mais difícil, porém, isso não significa que as suas chances de engravidar são menores. O mais indicado neste caso é buscar a ajuda de seu médico, que poderá lhe auxiliar melhor na definição dos melhores momentos para tentativa.