É possível engravidar durante a menstruação?

É possível engravidar durante a menstruação?

02 Maio 2016 - 16:25
Publicado em:

Algumas mulheres acreditam que seja impossível engravidar quando estão menstruadas, sentindo-se totalmente imunes a uma gravidez não planejada ao manter relações sexuais desprotegida nesse período. Porém, trata-se de um mito!

É fundamental termos em mente que o nosso organismo não é exato. [crédito: Javmorcas / photo on flickr]

Embora seja muito raro, algumas mulheres, que possuem ciclos menstruais curtos, podem ovular novamente nos últimos dias ou logo após a menstruação, estando, portanto, aptas a engravidar

Para entender melhor, vamos pensar no ciclo menstrual, que é o período entre o início de uma menstruação até o início da próxima. Vamos considerar um ciclo de 28 dias. Neste caso, a mulher ovulará quando estiver por volta do 14º dia do ciclo, e muito provavelmente não estará mais menstruada. Agora, vamos pensar em um ciclo curto, de 21 dias. A ovulação neste caso deve ocorrer por volta do 10º dia após o início da menstruação. Levando-se em conta que todos os ciclos podem variar para mais ou para menos por questões emocionais e físicas do organismo feminino, vamos imaginar que ela tenha ficado 7 dias menstruada, por exemplo, e ovulou por volta do 9º dia. Os espermatozoides podem sobreviver dentro do organismo da mulher por até 3 dias. Nessa situação, se ela manteve relação sexual no 7º dia, e a ovulação ocorreu 2 dias depois, ela pode engravidar, mesmo que ainda estivesse menstruada quando ocorreu a relação. 

É claro que é raro ocorrer um ciclo tão curto e uma menstruação tão longa, mas é necessário levarmos em conta que a duração da menstruação e do ciclo varia muito de mulher para mulher, e até mesmo os mais regulares, podem sofrer alterações desencadeadas por fatores externos, como clima, ou internos, como estresse, ansiedade e uso de medicamentos. O tempo de sobrevivência de um óvulo, após liberado da trompa é de 24 horas. Após este período, caso não seja fecundado, ele se desfaz. Algumas mulheres também podem apresentar pequenos sangramentos na metade do ciclo que costumam ser confundidos com menstruação. Mas caso isso ocorra com você, a melhor opção é procurar um médico.

É fundamental termos em mente que o nosso organismo não é exato. Não é porque você costuma menstruar durante 5 dias a cada 28 dias que nunca irá acontecer uma menstruação mais longa, ou um ciclo mais curto, ou mesmo uma ovulação fora do tempo. E qualquer um desses fatores isolados, ou a combinação de dois ou mais deles, podem ocasionar uma gravidez, mesmo que as relações sejam mantidas durante ou logo após o término da menstruação.

 Teoricamente, o período fértil ocorre bem na metade do ciclo, e pode se prolongar por 3 dias antes e 3 dias depois (algo entre o 12º e o 16º dia, para um ciclo de 28 dias, por exemplo). Mas isso não é regra. Existem alguns testes que identificam quando uma mulher está em período fértil através da medida dos níveis hormonais do organismo. Existe até mesmo um termômetro, específico para medir a temperatura corporal e indicar o dia da ovulação. Mas caso você ainda não queira ser mãe, nada de confiar nas suas “continhas” e manter relações desprotegidas, nem mesmo durante a menstruação.