Posições sexuais para engravidar. Verdade ou mito?

Posições sexuais para engravidar. Verdade ou mito?

02 Maio 2016 - 15:58
Publicado em:

Na hora de tentar engravidar, há mitos e verdades que a sabedoria popular prega. Há quem afirme que há posições que favorecem a fecundação, mas nada disso foi ainda cientificamente comprovado.

As melhores posições sexuais para engravidar [crédito: VisualHunt]

O que se ouve dizer é que as posições em que o esperma é depositado mais próximo ao cólo do útero, como papai e mamãe, por exemplo, facilitam a gravidez. Nada disso é comprovado: o fato é que manter relações sexuais diárias o mais próximo possível do período fértil sim, aumenta muito suas chances de tornar-se mãe.

Outra dúvida comum é se a mulher precisa ou não atingir o orgasmo para que a gravidez se torne possível. Isso é mito! O orgasmo masculino sim é fundamental, já que é através dele que o homem lança o sêmen com seus espermatozoides para o útero da mulher. É claro que é comum que pequenas gotas de sêmen, que contenham espermatozoides, sejam expelidas antes que haja a ejaculação, e que o orgasmo feminino, por causar pequenas contrações no útero, favoreça os deslocamentos destes espermatozoides. Mas a verdade é que a gravidez pode ocorrer, sem que tenha havido orgasmo feminino e nem mesmo masculino, apenas a partir das pequenas gotas lançadas antes da ejaculação.

Algumas mulheres acreditam que permanecer deitada por alguns minutos após a relação sexual facilita o caminho dos espermatozoides até o óvulo. Essa tese é defendida, inclusive, por alguns médicos. Outros dizem que o tempo para que um espermatozoide normal alcance o óvulo é de apenas dois minutos. E caso seu médico recomende fazer xixi após a relação sexual para prevenir-se contra infecções uterinas, essa deve ser a primeira recomendação a ser seguida. Manter-se deitada com o quadril elevado também pode ajudar, mas tente somente se o seu condicionamento físico permitir, nada de passar a semana com dor na coluna apenas pela ansiedade para engravidar. É importante lembrar, entretanto, que nada disso é cientificamente comprovado, então, não representam regras.

A sabedoria popular ainda afirma que há posições específicas e dicas de alimentação para engravidar de menino ou menina. Os espermatozoides que geram meninos são mais rápidos e menos resistentes, enquanto os que geram meninas são menos rápidos e mais resistentes. Isso significa que, caso a mulher mantenha uma alimentação ácida, é provável que engravide de uma menina, pois os espermatozoides masculinos não resistirão ao alto PH e morrerão antes de chegar ao óvulo. O orgasmo feminino, por produzir secreções que “limpam” e lubrificam o caminho, facilitaria a locomoção dos espermatozoides masculinos. E há ainda quem afirme que a mulher por cima, é menina na certa. Se você conversar um pouco com suas amigas íntimas que já têm filhos, verá que nada disso é regra geral.

É claro que você pode contar com uma “mãozinha” de dicas e simpatias da sabedoria popular mas, caso esteja encontrando dificuldades para conceber, o mais recomendado é procurar um médico para ver se está tudo certo com a sua saúde. Se constatado que não há nada de errado, basta praticar e esperar que a natureza faça o seu trabalho.