Quanto tempo preciso esperar para fazer o teste de gravidez?

Quanto tempo preciso esperar para fazer o teste de gravidez?

02 Maio 2016 - 15:46
Publicado em:

Você está ansiosa para engravidar (ou para ter certeza de que não está grávida) e não sabe exatamente quando pode fazer o teste e obter um resultado confiável?

O momento certo para fazer o teste [Crédito: Esparta / photo on flickr]

Você provavelmente sabia que existem dois tipos de teste: o de urina, comprado na farmácia, e o de sangue, que você faz em laboratório. O mecanismo do exame é praticamente o mesmo: consiste em medir a quantidade do hormônio hCg no sangue ou na urina. A substância é produzida apenas por gestantes ou na presença de alguns medicamentos específicos.
 
Ambos são igualmente eficazes, mas existem diferenças de sensibilidade entre um teste e outro de urina, por exemplo. Há alguns que conseguem detectar a partir de 20 unidades da substância por litro de urina, outros somente a partir das 50. A sensibilidade não é indicada na embalagem, embora os mais sensíveis tendam a ser os testes mais caros. Porém, mesmo os mais simples, são capazes de detectar a gravidez apenas 12 dias após a fecundação, ou seja, dependendo do seu ciclo, antes mesmo do atraso menstrual. Para uma margem de segurança maior, é recomendado que seja feito a partir de 14 dias após o período fértil, o que representa um atraso de aproximadamente 3 dias na menstruação.

Já o exame de sangue pode ser de dois tipos: qualitativo e quantitativo. O qualitativo dirá apenas se você está ou não grávida. Já o quantitativo será capaz de calcular a idade gestacional, uma informação muito útil ao seu médico. O teste de sangue pode ser considerado mais preciso que o de urina e pode ser feito também a partir de 12 dias após a ovulação, por volta do primeiro ou segundo dia de atraso menstrual.

Caso você tenha feito o teste de farmácia e tenha dado positivo, é bem provável que esteja mesmo grávida. Consulte o seu médico para confirmar a partir do exame de sangue. Caso dê negativo, mas a menstruação não dê sinal, espere de 3 a 5 dias e repita o exame, pois ainda é possível que esteja grávida. A concentração do hCG na urina pode ser pequena nos primeiros dias e difícil de ser detectada. Porém, a substância tende a dobrar a cada dois ou três dias, o que tornaria possível um diagnóstico mais preciso após esse prazo. Caso o exame de sangue dê negativo, é muito provável que você não esteja grávida.

Porém, um fator muito importante que devemos ter em mente, é que o nosso organismo não é uma máquina que funciona a partir de equações exatas. Pode ser que em determinado mês, por fatores ambientais, ou internos como estresse ou uso de medicamentos, sua ovulação ocorra mais cedo ou mais tarde. Caso tenha ocorrido mais tarde e você tenha engravidado, o resultado positivo também virá mais tarde. Portanto, caso a menstruação não venha, o ideal é repetir o teste após alguns dias e consultar o seu médico, pois pode haver muitas outras causas por trás de um simples atraso. No mais, liberte-se da ansiedade e aguarde o resultado.