5 segredos para fazer o bebê dormir

5 segredos para fazer o bebê dormir

13 Maio 2016 - 23:20
Publicado em:

Fazer com que o bebê durma pode ser um desafio. Acostumá-lo a dormir sozinho ou sempre adormecer em um determinado horário pode parecer impossível. No entanto existem táticas para ajudar nesse processo, principalmente com sinais que indiquem e acostume seu bebê com o momento de ir para a cama. Se você acostumar seu filho a partir de um padrão ele ficará mais relaxado sabendo o que você deseja e quanto mais relaxado ele estiver mais fácil será o momento do sono.

Segredos para um bom soninho [crédito: iStock]

Seguir um processo com repetidas atividades para indicar o horário certo de dormir pode ser realizado a partir do primeiro ou segundo mês de idade. Confira abaixo algumas possibilidades para ajudar seu filho a pegar no sono.

Banho e higiene

Dar um banho morno ou quentinho ajuda e muito a relaxar o corpo do bebê, colocando ele dentro do processo de repouso. Caso o banho noturno não esteja dentro da rotina procura lavar o rosto e as mãos do bebê e umedeça as gengivas e dentinhos. Assim seu filho se acostuma à higiene bucal no momento de dormir. O uso do pijama também ajuda a sinalizar para o seu filho que este é um momento diferente dentro do dia.

Massagem

Depois do banho é indicado fazer uma pequena massagem com movimentos suaves, utilizando hidratantes específicos para uso em bebês. Porém isso depende de como a criança reage: existem bebês que adoram massagem e outros que detestam, nesse caso é melhor eliminar essa etapa.

Brincadeiras

Existem dois meios de estimular o sono através de brincadeiras. A primeira, caso seu filho seja muito agitado, é brincar visando esgotar as energias, o deixando descarregar o que tiver sobrado para então ficar relaxado. Brincadeiras agitar ou de pequenos pulos servem bem o propósito, devendo serem alteradas aos poucos por atividades mais leves. No outro caso onde seu filho é mais calmo algumas brincadeiras mais monótonas como esconder o rosto e outras distrações também funcionam.

Leitura, Canções e Música

Existem modos clássicos de inserir seu filho no processo de dormir através de interações. Ler uma história na hora de dormir é uma forma de relaxar a criança e estar sempre presente, assim como canções de ninar. Pequenas canções acompanhadas do balançar no colo ou no berço funcionam para fazer seu filho adormecer e sentir seguro. Em outros casos também é possível ligar algum aparelho de som com uma música bem calma e se possível instrumental, sempre com volume baixo.

Bicho de pelúcia

É possível dar para o seu bebê algum bicho de pelúcia ou brinquedo que funcione como “naninha”, um companheiro no momento do sono. O ideal é que este objeto esteja sempre dentro do berço, fazendo o bebê possa associar a sua presença com a hora de dormir.
 
É importante tornar o quarto do seu filho um ambiente agradável para ele. Para garantir uma noite mais tranquila, o ideal é que você o amamente mais cedo, já que, por vários motivos o ideal é que o bebê não associe a hora de dormir à comida. Você também pode dar de mamar antes do banho.