Como é a aparência de um recém-nascido?

Como é a aparência de um recém-nascido?

04 Abril 2016 - 18:34
Publicado em:

Como é um recém-nascido? O que esperar de seu bebê? Esteja pronta para se surpreender.

Esteja pronta para se surpreender! [Crédito: demandaj / photo on flickr]

Os recém-nascidos são um pouco estranhos: a cabeça é grande em proporção ao corpo, o pescoço deles não é aparente, as pernas são curtinhas e o troco é muito comprido. Em adição, os bebês que nascem de parto normal costumam ter a cabeça um pouco pontuda logo nos primeiros dias. No entanto, até os pequenos nascidos por cesárea vem ao mundo com certo inchaço no rosto.

Também não se preocupe com as moleiras na cabeça do seu recém-nascido. Chamadas às vezes de fontanelas, essas aberturas no crânio demoram algum tempo para fechar. A moleira da parte posterior pode levar em torno de quatro meses para completar o processo, enquanto a frontal, que fica acima da testa, demora entre 9 e 16 meses para fechar. 

Os órgãos genitais são outra parte do corpo do bebê que tendem a nascer inchadas por causa da quantidade extra de hormônios femininos que a criança recebe logo antes do parto. 

Conforme já descrito, o rosto e os olhos também devem apresentar edema. Durante as horas iniciais de vida, os lábios do recém-nascido ficam mais avermelhados. Por sua vez, é comum que as mãos e os pés tenham um tom azulado. Ambas as condições são normais e geralmente passam em questão horas.

A pele do seu recém-nascido

A pele do bebê varia de acordo com a idade gestacional do nascimento. Os prematuros têm a pele bem fininha, quase transparente.  Além disso, a derme é coberta de um pelo bastante fino, o lanugo.

As crianças que nascem antes de 37 semanas completas de gravidez podem ainda estar envoltas de uma substância branca, gordurosa e viscosa, chamada de verniz ceroso. A função dessa cobertura é proteger a pele do contato com o líquido amniótico. Os bebês que nascem após as 40 semanas de gestação podem ter as feições levemente enrugadas e quase não possuem lanugo.

São usuais também as marcas de nascença, que vão desde manchas descoloridas temporárias até as pintas definitivas. As manchas avermelhadas quase sempre surgem na testa, na nuca ou nas pálpebras. 

Em média, metade dos recém-nascidos tem pontinhos brancos, ou milium, na face. Esse pequenos acúmulos de gordura, semelhantes a espinhas bem pequenas desaparecem com o tempo.

De qual cor será o cabelo do bebê?

Esteja pronta para se surpreender. Os pais carregam genes de gerações anteriores que podem interferir na cor do cabelo dos filhos. É possível que um casal loiro tenha um bebê moreno e vice-versa. Há ainda recém-nascidos completamente carecas. 

Porém, é importante ressaltar que o cabelo do bebê não determina a cor definitiva dos fios. É natural que recém-nascidos morenos depois tenham cabelos louros e que bebês loiros se tornem crianças de cabelo castanho.

E qual será a cor dos olhos?

A maioria dos recém-nascidos caucasianos tem olhos azul escuro acinzentados. Entretanto, a tonalidade final, seja ela verde, castanha ou azul leva meses para se revelar. Nos bebês negros e asiáticos, o mais usual é que os olhos sejam castanho ou cinza escuro. A cor definitiva, entre o castanho e o preto, é fixada entre os 6 meses e 1 ano. Em locais como o Brasil, onde há muita mistura de raças, fica ainda mais difícil prever a cor dos olhos.