Descubra como manter alta a imunidade das crianças no inverno

Descubra como manter alta a imunidade das crianças no inverno

23 Julho 2019 - 16:34
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Episódios de gripes, resfriados e viroses são bastante comuns em crianças. Contudo, durante o inverno, com a baixa na imunidade, quadros como esses se tornam ainda mais presentes.

Descubra como manter a imunidade no inverno

Apesar de infecções dos mais diversos tipos serem naturais e até esperadas, pois as crianças ainda estão “treinando” o sistema de defesa do corpo, existem algumas práticas e hábitos que podem ajudar a manter alta a imunidade das crianças no inverno.

As condutas listadas a seguir, quando incorporadas no cotidiano, servirão como estímulo para o fortalecimento do sistema imunológico. Acompanhe!

 

Muitas verduras e legumes

 

Não tem outro jeito! O consumo de leguminosas e verduras são indispensáveis para manter a saúde de qualquer pessoa. Quando se trata de crianças, esse tipo de alimento também é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento.

Durante o inverno, dê especial atenção para comidas que são ricas em vitamina C. Acerola, laranja, abacaxi, morango, manga, goiaba e melão são frutas muito fáceis de serem encontradas no Brasil durante todo o ano.

Já no grupo das verduras e legumes, o tomate, brócolis, espinafre, repolho e rúcula devem ser incorporados na dieta.

Uma dica é preparar sopas com caldos enriquecidos. Para facilitar a ingestão de determinadas verduras, que podem causar resistência pelas crianças, algumas delas podem ser batidas no liquidificador e o caldo usado como base para outras que são melhor aceitas, como a batata.

 

Respeite as horas de sono

 

Crianças não dormem mais horas por dia que os adultos apenas porque estão em fase de crescimento. Na verdade, o sono é imprescindível para que o corpo tenha tempo de se recuperar e fortalecer o sistema imunológico.

Desse modo, é importante que as horas de sono sejam respeitadas. Esse horário deve ser definido regularmente. Crianças pequenas de até 5 anos precisam de até 12 horas de sono. Já as que estão em idade pré-escolar, pelo menos 10.

Pequenos cochilos durante o dia são aceitáveis, desde que não criem dificuldades para adormecer durante a noite. Em todo o caso, ter determinada a hora de ir para a cama é a melhor estratégia para garantir que a carga horária de sono seja respeitada.

 

Adote bons hábitos de higiene em sua casa

 

A exposição aos germes é, com frequência, uma das maiores causas de problemas de saúde em crianças. Desse modo, a adoção de hábitos de higiene simples, mas eficazes, em sua rotina é uma forma de manter alta a imunidade das crianças no inverno.

Faça com que os seus filhos lavem as mãos sempre antes de iniciarem qualquer refeição, chegar em casa depois de passar um tempo fora, brincar com animais e utilizar o banheiro, por exemplo.

 

Não fume perto dos seus filhos ou em áreas de uso comum

 

O fumo passivo é uma realidade e manter os seus filhos longe da fumaça dos cigarros é quase impossível se houver um fumante em sua casa. Entretanto, os esforços empregados para evitar essa exposição farão um grande favor à imunidade dos seus filhos.

Crianças pequenas são atingidas de maneira ainda mais intensa pelos efeitos nocivos do cigarro. Para esse público, o fumo passivo pode aumentar as chances de desenvolvimento de asma, bronquite e outros problemas respiratórios.

Finalmente, é interessante chamar a atenção para a prática esportiva, mesmo durante os dias frios. Manter um estilo de vida ativo e saudável é a forma mais direta de manter alta a imunidade das crianças no inverno.