Dicas valiosas para criar uma boa rotina para o bebê

Dicas valiosas para criar uma boa rotina para o bebê

13 Maio 2016 - 23:10
Publicado em:

Apesar de ser um desafio árduo e constante a criação de um bebê também pode ser ajustada a certos métodos de rotina, facilitando a vida dos pais e da própria criança. Se você é um pai ou mãe de primeira viagem e não sabe por onde começar veja nossas dicas para programar o seu dia junto com o bebê.

O ajuste da rotina

INTERPRETE OS SINAIS DO BEBÊ

Mesmo sem poder se comunicar diretamente o bebê consegue indicar alguns sinais para os pais. É necessário prestar atenção aos diferentes comportamentos e memorizar o que cada pode significar. Se os pais forem atentos ao ler os sinais como gestos e sons, o instinto materno e paterno irá aos poucos desvendando os segredos e conseguirá antecipar as necessidades do bebê

HORÁRIO PARA DORMIR

Um dos aspectos mais importantes é estabelecer um horário para o bebê dormir e respeitar essa condição. Quando a criança possui um horário já determinado para dormir toda noite ele consegue entrar de forma mais natural na rotina do dia seguinte e principalmente na sua rotina noturna de sono. Ações simples podem condicionar o bebê a dormir no momento desejado, como um banho morno ou quentinho para relaxar o corpo, um pijama fresco e confortável, amamentação e cama. 

DIA E NOITE

Para evitar que o bebê troque o dia pela noite (durma de dia e fique acordado quando escurece) deve-se manter a casa bem iluminada e com ruídos naturais de televisão, telefone, entre outros durante o dia. Já à noite procure reduzir os barulhos e as luzes. Dessa forma o ambiente ao redor do bebê será condicionado para que o seu ritmo entre em sintonia. Também é indicado não conversar ou brincar com o bebê durante a amamentação noturna, deixando claro que a hora de interação é durante o dia.

ROTINA DO BEBÊ

Para definir o padrão de comportamento do seu filho é necessário observar o que ele faz. Desta forma você poderá perceber o que precisa ser mantido, inserido ou alterado. Tente reduzir interações que possam alterar esse processo, como passeios, refeições externas e outras interferências. Após o bebê se acostumar com a rotina mudar o padrão de vez em quando não será tão nocivo e será até saudável mostrar novas possibilidades para a criança.

MUDANÇAS COM O CRESCIMENTO

As mudanças de comportamento e adição de novos padrões são naturais conforme a criança cresce e evolui. O desenvolvimento da criança produz novos traços de personalidade e de preferências. Também conhecidos como surtos de crescimento, esse processo sempre rende aprendizado para você e seu filho. Observe e procure se adaptar, mudando a rotina aos poucos se for preciso.

HORÁRIOS CONFORME A IDADE

O crescimento indicará mudanças na rotina, como menos sonecas, mais brincadeiras e alimentação sólida. Essas mudanças indicam um novo padrão que será ajustado gradualmente. É dever dos pais ficarem atentos às necessidades do bebê e inserir os novos padrões dentro da rotina de modo que sustente o planejamento traçado.

PERFEIÇÃO NÃO EXISTE

Apesar de todo esse cronograma é difícil que a criança consiga obedecer ao planejamento de modo sistemático e preciso. Afinal de contas, é apenas um bebê. As pequenas mudanças e descobertas diárias irão ocorrer conforme ele cresce e conhece o mundo. É importante lembrar que a rotina estipulada é uma orientação de como guiar o dia do seu filho, sem a necessidade de cumprir todos os objetivos de forma árdua.