Limpeza e cuidados com os órgãos genitais do bebê

Limpeza e cuidados com os órgãos genitais do bebê

04 Abril 2016 - 12:47
Publicado em:

Assim que o bebê nasce, as mamães costumam concentrar dúvidas no que se refere à limpeza e aos cuidados em geral com a região genital – tanto dos mocinhos como das mocinhas.

Quais devem ser os cuidados com o bebê?

Sendo assim, confira neste artigo como cuidar dos órgãos genitais do seu bebê

• Quais devem ser os cuidados com o pênis do bebê

Sabe aquela pequena pele que cobre a glande (cabeça do pênis) do seu bebê? Pois é: muito provavelmente ela permanecerá lá, grudada, por alguns meses – até que comece a desgrudar de forma natural. Na hora do banho a mamãe pode ajudar nesse processo, abrindo-a com cuidado e leveza para limpar, o que também melhora o fluxo urinário do pequeno. 

Mesmo assim, o assunto reúne opiniões de todos os lados. Alguns especialistas acham que a mamãe deve auxiliar na retirada da pelinha, realizando ‘exercícios’ no pênis para que ela, aos poucos, se solte. Além disso, outros pediatras preferem apostar na remoção completa da mesma, o que é um procedimento realizado no consultório. 

E para as mamães que tentam relacionar essa pelinha com a possibilidade de uma futura fimose, não há com o que se preocupar: ainda é cedo para descobrir se o seu pequeno faz parte (ou não) do público com esta condição. 

Além disso, é também comum que o seu filhote tenha uma ereção durante a troca de frauda ou na hora do banho, por exemplo. Lembre-se que tanto os bebês como as crianças de modo geral têm ereções espontâneas – motivo pelo qual é também possível que o xixi vaze mais na fralda dos garotos do que das garotas. 

Caso o seu filho tenha sido submetido a uma cirurgia de circuncisão logo após o nascimento, o único cuidado necessário com o pênis diz respeito à limpeza normal, que preferencialmente, deve ser realizada com sabonete neutro e água morna. 

• Quais devem ser os cuidados com a vagina da bebê?

Se o seu bebê for uma garota, cabe destacar que no geral os cuidados com a região genital são mais simples.

O principal cuidado que a mamãe deverá tomar é para evitar que bactérias da região anal sejam levadas para a vagina. Neste sentido, na hora de limpar com lenços umedecidos ou algodões úmidos, o sentido de limpeza deve ser de frente para trás, sempre. 
Caso a sua bebê tenha feito muito cocô, e neste caso, tenha o espalhado também na região vaginal, é necessário tomar cuidados mais específicos, sendo eles: 

- Separar, com as mãos bem higienizadas, os lábios vaginais;

- Passar o lenço ou paninho molhado na região central, sempre do sentido da vagina para o ânus; 

- Passar outro lenço e/ou algodão em cada um dos lábios. 

Caso a sua princesa continue suja depois deste processo, o mais indicado é dar um banho rápido na mesma, utilizando sempre produtos adequados para a higiene infantil. 

Além disso, cabe destacar às mamães de primeira viagem que é normal que a região vaginal fique, durante as primeiras semanas de vida, mais vermelha e inchada – e há também a possibilidade de pequenas secreções.