O passo a passo do banho no recém-nascido

O passo a passo do banho no recém-nascido

12 Março 2016 - 22:10
Publicado em:

Não é fácil chegar em casa com um bebê recém-nascido e se ver com diversas responsabilidades que antes não passavam nem perto de acontecerem na sua vida. E uma das maiores preocupações dos novos pais é, sem dúvida, o banho do bebê

Banho do recém-nascido [Crédito: Getty Images]

Segundo especialistas, toda essa preocupação é justificável, afinal, boa parte dos acidentes com crianças acontecem no banho. Porém, a dica é prestar atenção em todos os detalhes para assim não se preocupar e conseguir fazer tudo direitinho, principalmente no caso dos recém-nascidos

- Os cuidados começam antes do banho

Parte do sucesso do banho começa antes da atividade propriamente dita. Isso porque é preciso deixar tudo preparado. Desde os produtos de higiene, até a fralda limpa e a roupinha. Mais do que isso, de acordo com especialistas, o mais importante é deixar todos estes itens próximos à banheira. 

Outra parte importante é o preparo da água, que deve ter uma temperatura agradável e que deve ser medida com o seu pulso ou termômetro para que não queime o bebê. A quantidade de água na banheira deve ser em torno de uns 6 dedos de altura.

É importante também fechar as portas e janelas para evitar que correntes de ar causem algum mal ao seu filho. 

- Cabelo e rostinho 

As duas áreas merecem cuidados especiais e devem ser lavadas antes mesmo de colocar o bebê na banheira.  A principal indicação é de que o bebê seja enrolado em uma toalha, com o braço de um adulto segurando por baixo com a mão no pescoço.
 
Nesta posição, deve-se jogar uma quantidade pequena de água, que escorra pelos cabelos, mas sem entrar nos ouvidos. No rosto, a indicação é que se passe apenas uma gaze com água, que deve ser descartada a cada novo ritual de higienização. 

- O banho em si

Os médicos pediatras são unânimes ao dizer que os produtos a serem utilizados na hora do banho do bebê recém-nascido devem ser aqueles desenvolvidos especialmente para eles e mesmo assim, em bem pouca quantidade. 

Ainda de acordo com especialistas, o banho deve começar pelos braços, mãos e pernas para depois chegar a região genital. Feito isso, deve-se virar o bebê com cuidado, lavando as costas e também o bumbum.