O que esperar de uma consulta de puericultura?

O que esperar de uma consulta de puericultura?

29 Maio 2019 - 19:16
Publicado em:

Acompanhar o desenvolvimento dos bebês na Primeira Infância é fundamental para que eles cresçam com qualidade de vida. E uma das áreas mais importantes nesse sentido é a saúde. A atenção integral aos pequenos pode fazer a diferença não só nesta fase, mas durante toda a sua jornada. E é para isso que serve a puericultura.

A importância da puericultura no desenvolvimento infantil

A puericultura nada mais é do que um cuidado integral realizado por um pediatra. No entanto, ele pode indicar mais profissionais quando necessário. Seu objetivo é acompanhar o desenvolvimento da criança para que ela tenha uma boa saúde física e mental.

Afinal, qual é a diferença da puericultura para uma consulta normal com o pediatra? A puericultura faz parte de um cuidado preventivo. Quando a criança está doente, é comum que os pais a levem ao pediatra. Este faz uma avaliação e prescreve algum remédio ou tratamento.

Na puericultura, a ideia é outra. Não é tratar com base na doença. O objetivo é conhecer a criança em cada fase do seu crescimento para protegê-la. Isso é importante tanto do ponto de vista físico quanto psíquico. Qualquer problema identificado durante o processo pode ser tratado com muito mais rapidez.

 

O que esperar de uma consulta de puericultura?

 

Durante uma consulta de puericultura, o médico pode avaliar seu desenvolvimento psíquico-motor, auditivo e da fala. Pode também pesar a criança e orientar uma dieta adequada às suas necessidades. São realizados ainda testes para verificar se a criança está crescendo normalmente e se o cérebro tem um funcionamento adequado.

Em relação aos bebês, todo o seu histórico desde a gestação é avaliado. O médico acompanha o histórico dos pais para entender os antecedentes familiares que podem influenciar no desenvolvimento da criança. Também são observados diversos sinais do seu estado de saúde como secreções, infecções, temperatura, etc.

Nos primeiros meses de vida são realizados todos os testes necessários: pezinho, coração, orelha e olhos. O médico pode ainda identificar sinais de doenças como icterícia, cianose e até microencefalia ou hidroencefalia. O acompanhamento das vacinas também é feito rigorosamente, durante toda a vida da criança.

A puericultura é um tipo de medicina voltado para o cuidado da família. Isso porque os pais também recebem orientações que podem influenciar positivamente na criação dos filhos. O médico prescreve dietas, orienta em relação ao banho, higiene, evacuação e exposição ao sol. Por isso, a puericultura auxilia os pais a atenderem as necessidades da criança. É uma ciência que visa o bem-estar não só dos pequenos, mas dos adultos envolvidos em sua criação.

Engana-se quem pensa que a puericultura é voltada apenas aos pequenos. Na verdade, o ideal é que o bebê tenha este acompanhamento até o período da sua adolescência. Ou seja, o paciente deve ter acompanhamento desde os primeiros meses de vida até por volta dos 19 anos. Isso porque esta é uma fase importante do desenvolvimento de sua sexualidade. Por todos estes motivos, os pais devem escolher o pediatra da criança durante a gravidez. Assim, fica garantido seu cuidado integral desde o início.

A puericultura pode proporcionar mais qualidade de vida para os pais e para seus filhos. É importante levar a criança conforme a orientação do pediatra. Assim, é possível garantir um desenvolvimento mais seguro e tranquilo para ela.