Os brinquedos ideais para bebês de 0 a 2 anos

Os brinquedos ideais para bebês de 0 a 2 anos

29 Maio 2019 - 19:11
Publicado em:

A fase mais importante no desenvolvimento de qualquer pessoa sem dúvida é nos seus primeiros anos de vida. A primeíssima infância, que vai de 0 a 2 anos, é uma fase de aprendizados que serão utilizados durante toda a vida. Um bebê está com o cérebro em constante transformação. É por isso que o estímulo nesta fase pode ser crucial para todo o seu desenvolvimento. Saiba quais são os brinquedos mais indicados para os bebês de 0 a 2 anos.

Confira os brinquedos indicados para bebês de 0 a 2 anos

Nos primeiros anos de vida, o bebê vai desenvolver habilidades que ajudarão a formar toda a sua estrutura física e psíquica. Até os dois anos de idade, o cérebro dos bebês realiza o dobro de conexões do que o dos adultos. É por isso que os brinquedos nesta fase precisam ajudar a estimular o funcionamento do cérebro dos pequenos.

O período que vai de 0 a 2 anos é chamado de sensório-motor. Isso porque é nessa fase que os bebês passam a explorar os sentidos e o movimento. Brincadeiras que envolvem o toque, o cheiro e a audição, por exemplo, são extremamente importantes nessa fase. Por isso, os brinquedos coloridos que chamam atenção são altamente recomendados. Móbiles podem ser muito úteis nesse sentido.

É nesse período que os bebês também devem ser apresentados a diferentes texturas. Tudo isso aguça seus sentidos e faz com que o cérebro desenvolva novas conexões. Os objetos que fazem barulho também são recomendados para aguçar a audição dos pequenos.

Também são interessantes os brinquedos com formatos variados. As formas geométricas estimulam os pequenos a se familiarizarem com outros objetos com formatos semelhantes. Isso ajuda a melhorar sua percepção visual. Por isso, uma opção interessante são os brinquedos para encaixar as formas geométricas ou de montar.

Os brinquedos de movimento também são indispensáveis para tornar a brincadeira um aprendizado. O mais interessante é aliar diferentes formas, texturas e cores. Uma bola colorida é um brinquedo simples, mas uma opção muito rica para os bebês.

Há também opções de livros para crianças pequenas. É uma ótima forma de introduzi-los ao mundo da literatura. Porém, é importante observar a faixa etária indicada pelo fabricante. Isso porque os brinquedos podem conter partes pequenas, que podem ser engolidas.

Vale lembrar que, além dos brinquedos corretos, os bebês precisam de estímulo dos pais. É fundamental conversar com os pequenos, já que eles aprendem bastante observando as pessoas ao seu redor. Mesmo que eles não entendam tudo, uma ideia interessante é ler um livro de histórias. Assim, eles vão se habituando com a leitura desde cedo. Porém, os livros devem possuir imagens grandes e de preferência coloridas para chamar a atenção. Se tiverem som, melhor ainda.

Além disso, o próprio contato físico faz com que o bebê se sinta mais seguro e se desenvolva melhor. Em um ambiente saudável, com o cuidado necessário, as crianças conseguem aprender com muito mais qualidade. Por isso, na hora da brincadeira, não deixe o bebê sozinho com os brinquedos. Participe junto com ele desse momento tão único que marcará para sempre o seu desenvolvimento.