Por que estímulos sensoriais são tão importantes para os bebês?

Por que estímulos sensoriais são tão importantes para os bebês?

12 Novembro 2019 - 15:15
Publicado em:

O bebê já nasce descobrindo como é a experiência de chorar, de respirar, de ouvir e de enxergar. Após o nascimento e até a criança completar 1000 dias de vida é o período mais importante para o desenvolvimento, pois o cérebro se encontra em um modo ativo, em formação e absorvendo experiências de tudo que acontece. Costuma-se dizer que nessa etapa, as crianças possuem mentes esponjas, absorvendo tudo em sua volta.

Por que estímulos sensoriais são tão importante para os bebês?

Os 5 sentidos da criança também estão em constante desenvolvimento neste período e os estímulos devem ser constante para que a ativação neural consiga cumprir o seu papel, oferecendo conhecimentos e criatividade em cada etapa da vida. Os estímulos depositados no dia a dia da criança se tornarão ferramentas que estarão disponíveis para ela no futuro como abertura para inovações, solução de problemas, etc.

 

Como proporcionar os estímulos sensoriais nos bebês?

 

O mercado de brinquedos sensoriais para crianças entre 0 a 3 anos oferece uma enorme gama de opções para que você consiga proporcionar experiências e vivência sensorial para seus pequenos.

Contudo, não se limite a brinquedos comprados em lojas. Muitos objetos em nossa volta podem ser usados com a mesma finalidade. Colocar o bebê em contato com diferentes texturas, materiais, sabores e cheiros sempre conversando e explicando o que é aquilo, é fundamental para o desenvolvimento, desde os primeiros meses de vida.

Veja aqui algumas formas de você proporcionar esse estímulo:

 

Brinquedos

 

Os mais procurados nas lojas são os brinquedos educativos sensoriais. Não é necessário você comprar muitas opções, mas sempre que optar por uma nova compra, opte por um brinquedo que estimule um sentido ou um formato diferente. Você pode estimular o tato, a audição e a visão com esses brinquedos.

 

Caixas dos brinquedos

 

Se você não passou por isso, certamente vai passar. É muito engraçado como dedicamos tempo e dinheiro para comprar um brinquedo para o nosso filho e quando entregamos a ele ou ela, a caixa do brinquedo é muito mais interessante. Deixe seu filho ou filha se divertirem e descobrirem as caixas, claro sempre com um acompanhamento próximo de um adulto.

 

Livros brinquedos

 

Seja o livro que acompanha no banho ou aqueles que possuem fantoches ou outras atrações. Os livros brinquedos são sempre uma ótima opção para você disponibilizar para seu filho. Leia, brinque e o incentive a tocar, mexer e sentir as diferentes opções de estímulos que o livro oferece.

 

Comidas diferentes e saudáveis

 

Não tire a oportunidade de o seu filho provar vegetais, legumes ou comidas. Claro, converse com o pediatra antes de dar qualquer alimento diferente, mas nunca tire a oportunidade do seu filho ter a experiência do paladar da comida. Deixe que ele decida se ele gosta ou não deste gosto que ele está sentindo.

 

O que é Primeiríssima Infância e quais cuidados devemos ter?

 

Os primeiros três anos de vida da criança são fundamentais para o desenvolvimento de suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. A Primeira Infância carece de visibilidade social, sendo necessário criar situações em que as crianças sejam vistas e ouvidas.

O projeto Mil Dias do Bebê se propõe a ser um espaço de visibilidade e escuta das crianças na defesa dos seus direitos. Convidamos você a conhecer esse projeto!