Por que o bebê chora tanto? Listamos 11 motivos que irão te ajudar

Por que o bebê chora tanto? Listamos 11 motivos que irão te ajudar

17 Março 2016 - 16:54
Publicado em:

Geralmente não há nada de anormal em um bebê chorar. Bebês choram mesmo, afinal é a forma como conseguem se comunicar, informando que algo não está como ele deseja.  É comum que um bebê, mesmo que saudável chore até 3 horas em um mesmo dia, sem que apresente problema algum. Não seguidas, é claro.

Com o tempo os sinais ficam mais evidentes [Crédito: orimo / photo on flickr]

Com o passar do tempo, os próprios bebês vão encontrando formas de contar o que sentem e o choro vai ficando mais escasso. Até lá, é preciso descobrir o que os pequenos querem.

Mas quais são os principais motivos que levam um bebê a chorar? Separamos os motivos mais comuns para você ficar por dentro.

1. Fome

Este é o principal motivo que leva os recém-nascidos a chorar. Algumas vezes eles não conseguem compreender bem o que está acontecendo e por isso choram. 

O estômago de um recém-nascido é muito pequeno e por isso ele consegue mamar somente pequenas quantidades a cada vez. Mas assim que for digerido, ele vai sentir fome novamente e por isso, vai chorar.

2. Hora de trocar as fraldas

Uma fralda suja é incômoda e desconfortável. Mesmo que estejam sem fome e com muito sono, não conseguem se sentir bem a ponto de descansar se a fralda estiver suja. 

3. Sono e cansaço

Bebês ainda estão aprendendo o que está se passando com o próprio corpo. Por isso a sensação de sono e cansaço pode deixá-lo irritado e angustiado, levando ao choro. Tente acalmá-lo com um pouco de colo.

4. Arrotos

Geralmente quando um bebê chora demais logo após a mamada é porque precisa arrotar. Quando fica deitado isso é ainda mais comum. 

5. Dor de barriga

A cólica é comum nos primeiros dias.  Eles costumam ficar muito irritados e até vermelhos quando sentem dor. Seu pediatra pode te ajudar com técnicas que ajudam a dor de barriguinha passar. 

6. Quero colo
Bebês podem se sentir inseguro neste mundo cheio de novidades. O choro pode ser somente uma vontade de se sentir próximo aos pais por um instante. 

7. Calor ou frio

É normal colocarmos roupas de mais ou de menos em um recém-nascido. E se ele se sentir desconfortável, pode ter certeza que vai reclamar chorando.

8. Algo incômodo

Bebês são sensíveis. Um elástico na roupa, uma etiqueta ou até um botãozinho no travesseiro podem estar atrapalhando seu soninho. Dê uma investigada.

9. Dentinhos!

Lá por entre os 4 e 7 meses o choro vai ser mais constante. Dentinhos novos machucam e coçam e é normal que chorem neste momento. 

10. Preciso de mais ou menos estímulos

bebês que não gostam do silêncio absoluto e ficam mais tranquilos com mais pessoas e estímulos. Traga o bebê junto de você de outras pessoas, ligue uma música e veja como ele se comporta.

Em outros casos, é o contrário. O bebê só quer um pouco de sossego, em um lugar calmo e silencioso.

10. Algo está errado

Verifique se pode estar com febre ou com alguma dor. Em caso de dúvidas, o melhor é sempre conversar com um médico de confiança.

11. Não há motivos!

crianças que choram mais e sem motivo nenhum mesmo. Com o tempo você vai aprender a identificar cada motivo e cada manha.