Dor nas costas na gravidez

Dor nas costas na gravidez

24 Março 2016 - 18:03
Publicado em:

Durante os nove meses de gravidez, entre 50 a 75% das mulheres gestantes sentirão dores nas costas. A estatística é alta, e por isso, comumente assusta as futuras mamães. Mas não há com o que se preocupar, afinal, além de compreensível e tolerável, a dor também pode ser aliviada das mais diferenciadas formas. 

O aumento do peso é o principal motivo

A principal causa para a dor nas costas na gravidez está diretamente atrelada ao aumento do peso carregado pela mulher, graças ao aumento do útero. Além disso, as transformações hormonais também são grandes responsáveis por esse desconforto. 

Com a postura alterada, a coluna e os nervos são forçados, os músculos da região abdominal enfraquecem e as próprias articulações ficam mais frouxas – sendo esta última causada pela atuação dos hormônios. E esse conjunto de fatores, compreensivelmente, favorece o surgimento de dores nas costas durante a gravidez

Geralmente as dores nas costas surgem com os últimos meses da gravidez, além de também serem comuns depois que o bebê nasce, afinal, poucas são as mamães que voltam ao peso de antes com toda a estabilidade física.

Existe mais do que um tipo de dor nas costas durante a gravidez?

Sim. E os principais tipos de dores nas costas são:

• Dor ciática – não muito comum, essa dor nas costas é sentida exatamente na base da coluna e nas laterais. Ela ocorre quando há algum tipo de pressão frequente ou inflamação no nervo ciático; 

• Dor pélvica – já esse tipo de dor nas costas é mais perigosa, motivo pelo qual geralmente precisa ser tratada de modo diferenciado. 

• Dor de contração – caso a mulher entre em trabalho de parto antes da hora certa, ela também pode acabar sentindo dores de contração. Esse tipo de dor costuma vir em formato de ‘ondas’ e em frequências pré-estabelecidas. Por isso, se elas forem regulares, procure o seu médico imediatamente; 

• Dor ‘comum’ nas costas – a mais comum de todas, sendo as razões para seu aparecimento as mesmas do que em pessoas não gestantes – quando as articulações, músculos ou ligamentos ficam ‘sobrecarregados’ pela má-postura do indivíduo. 

E tem como prevenir a dor nas costas?

Sim. As melhores formas de prevenção neste sentido são: realizar atividades físicas leves e em frequências moderadas, não passar longos períodos sentada e evitar ao máximo usar salto alto. 

• Como posso aliviar a dor nas costas?

Se você fizer parte do grupo de mulheres que sente dor nas costas com frequência durante a gravidez, existem alguns métodos que podem auxiliar a aliviar essa condição. São eles: 

- Use e abuse dos travesseiros – e preferencialmente, durma de lado com eles (posicionando-os abaixo da barriga); 

- Utilize cintas de sustentação – elas ajudam na melhor distribuição da ‘carga’ da barriga, o que é claro, também alivia o peso das costas e dos músculos em geral; 

- Tome um banho quente – outro método simples e eficaz de aliviar a dor nas costas é entrando em um bom banho quente (mas cuidado para não exagerar na temperatura da água, hein?). Aposte em jatos exclusivos na região das costas, o que imediatamente aliviará a pressão na região.