top of page
  • Foto do escritorMil Dias do Bebê

O bebê soluçar dentro da barriga, é normal?

Atualizado: 8 de jul. de 2022

Frequentemente os bebês enviam sinais às futuras mamães diretamente da barriga. Eles movimentam-se, trocam de posições e dão pequenos chutes.




As mamães então se sentem muito felizes por saberem que seu filho está bem. Mas os bebês também fazem alguns sinais incomuns. Um deles, em particular, deixa muitas grávidas preocupadas. Trata-se de barulhos ritmados, acompanhados de pequenos pulinhos do bebê.


Embora não seja tão comum quanto chutes, por exemplo, essa movimentação estranha significa que o bebê está tendo soluços. A mãe, nesse caso, não precisa ficar preocupada, pois isso é comum e normal. Então surge a duvida: é perigoso quando os bebês soluçam toda a hora? Saiba a resposta abaixo e conheça um pouco mais sobre o assunto.


A origem dos soluços

Algumas mulheres notam que seu filho soluça de vez em quando, enquanto outras percebem que esse movimento é constante. Além disso, a intensidade dos soluços pode variar, pois depende muito de fatores externos, como, por exemplo, a dieta da grávida. Independentemente da frequência e da intensidade, os soluços dos bebês são absolutamente normais e não oferecem perigo às crianças ou às mulheres. Eles começam a acontecer entre o fim do primeiro trimestre e o começo do segundo.

Muitas vezes acontecem durante o ultrassom, embora seja mais comum o aparecimento dos soluços logo após uma refeição, ou quando a mãe come um doce. Significa que o bebê acabou de receber uma dose de energia através da comida. Ele então passa a se mexer mais. Uma movimentação agitada não significa que “o bebê quer sair da barriga”, como muitas mulheres pensam. Na verdade, isso é efeito da quantia de energia que a mãe lhe passou, principalmente através do consumo de carboidratos.

O soluço acontece por causa do diafragma do bebê, o principal músculo ligado à sua respiração. É um movimento natural e indolor, extremamente necessário para a formação da criança. Funciona como uma espécie de treino para que ele possa utilizar seu aparelho respiratório após o nascimento. Ou seja, ao contrário de ser um problema, é um sinal de bem-estar para a mãe e seu filho.


O que fazer

A mãe consegue perceber se o movimento na sua barriga é aquele natural e corriqueiro ou se é ocasionado por soluços. Isso porque os soluços produzem golpes rítmicos e pequenos e constantes espasmos. Muitas mulheres se incomodam com a movimentação e outras simplesmente adoram.

Algumas vezes, depois de movimentar-se, o bebê passa a ficar horas parado. Embora também gere preocupação, isso significa apenas que ele está dormindo. Normalmente acontece quando sua mãe está caminhando ou se mexendo. O movimento ritmado de uma caminha é como se o bebê estivesse sendo embalado. Quando a mãe para, acontece o inverso, e a criança tende a movimentar-se.

O importante é entender o porquê dos soluços e se tranquilizar, pois não há forma de pará-los. Muitas vezes eles duram horas. Como é um movimento normal e essencial para a formação da criança, a mãe deve simplesmente esperar passar. Se desejar, ela pode deitar-se em algum lugar confortável, de forma que favoreça os movimentos do filho.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page