top of page
  • Foto do escritorMil Dias do Bebê

Como dizer "NÃO" da forma correta aos pequenos?

Um filho é uma alegria em qualquer família, mas o neném exige cuidados e muita atenção. É nessa hora que os pais, tios e avós devem começar a reparar nos hábitos de seus pequenos.

O neném coloca objetos na boca? Lambe as coisas ou coloca os dedinhos em lugares que não deveria, como tomadas? Então é preciso repreendê-lo para que ele entenda o que não deve fazer. Mas educar crianças tão pequenas pode ser um grande desafio, principalmente para mamães e papais de primeira viagem.


Você não conseguirá ensiná-lo gritando, batendo ou mesmo chacoalhando o bebê. O trabalho deve ser educativo, ou seja, você deve manter seu pequeno seguro, ao mesmo tempo em que ensina o que não deve ser feito. Crianças muito novas devem receber carinho, atenção e precisam de estímulos para continuar tendo vontade de aprender, quando ele estiver um pouquinho mais velho, aí sim você poderá aplicar disciplina e ensinar lições permanentes e aqueles detalhes que mudam o comportamento do pequeno.


Como aplicar técnicas de ensino para os pequenos


Se o seu bebê engatinha e coloca coisas na boca, você não deve brigar com ele, e sim aplicar técnicas que estarão presente na vida dos dois por muito tempo. Se ele tentar colocar os dedinhos em tomadas e puxar fios, não brigue com ele, mas olhe firme e fale “Não faça isso”. Assim que disser, leve-o para um canto seguro e faça com que ele se concentre em outra coisa.


Isso porque, nessa idade, a concentração e o tempo que a criança se foca em algo é muito curto, resultando no rápido esquecimento do erro e da “bronca”.


Se o seu filho ou filha fizer algo muito errado, não grite com ele, muito menos bata! Bater não irá fazer com que ele aprenda mais rápido, mas irá magoar e machucar a criança. E não pense que será só um machucadinho. Sacudir o bebê, por exemplo, pode causar danos cerebrais sérios e, muitas vezes, permanentes. Caso você perceba que está muito nervoso e que não irá conseguir se controlar, o melhor a fazer é colocar o nenê no berço, chiqueirinho ou outro lugar seguro, e se afaste um pouco. Respire, tome um pouco d’água e só depois que se sentir preparada, volte para perto do seu(a) filho(a).


Como manter sua casa segura para os pequenos


Ensinar as crianças e dar um sermão quando fazem coisas erradas é inevitável, mas é possível evitar esse tipo de situação. Para que eles não se machuquem e não mexam em lugares perigosos, basta tomar as devidas providências para deixar a casa 100% segura. Tire do alcance das crianças todos os objetos que possam quebrar, cortar e causar problemas ao seu bebê. Itens pequenos demais, que possam ser engolidos, também devem estar longe da vista e das mãozinhas da criança.


Outro ponto da casa que é perigoso para crianças pequenas e que geralmente esquecemos são as tomadas. Existem no mercado protetores que tampam as tomadas, impossibilitando que seu filho(a) coloque a mão e se machuque.


Com as medidas de segurança, você evita precisar dizer não ao seu filho(a), podendo aproveitar cada minuto ao lado dele e ajudando-o a conhecer e desbravar esse novo universo.

4 visualizações0 comentário
bottom of page