top of page
  • Foto do escritorMil Dias do Bebê

Como detectar o período de ovulação

Atualizado: 9 de jul. de 2022

Quando ocorre a liberação de óvulo por um dos ovários da mulher, dizemos que ela está ovulando. O período de ovulação, por sua vez, pode indicar à mulher quais são os seus dias mais férteis, ou seja, quais são os dias em que ela tem maior chance de engravidar. Assim sendo, é importante aprender a detectar a ovulação para programar relações sexuais e engravidar, como também é importante para quem não pretende ter um bebê agora e quer evitar o sexo nesse período.




Como posso detectar meu período de ovulação?


Para aprender a detectar a ovulação é possível contar várias técnicas. Neste artigo, separamos três métodos de detecção:

1- A "tabelinha" da ovulação

Para detectar o seu período de ovulação com esse método, que é o mais popular entre as mulheres, é preciso que você conte os dias do mês de forma invertida em relação ao seu ciclo de menstruação. Ou seja, essa é uma opção que funciona apenas para as mulheres que apresentam ciclo menstrual bastante regular.


Anote em algum lugar o dia em que você, provavelmente, vai menstruar no próximo mês e leve em consideração o tempo médio de duração do seu ciclo menstrual. A partir do dia em que você provavelmente vai menstruar, você deve contar 12 dias para trás e os 4 dias anteriores à esse período. O seu período de ovulação deve ocorrer nesse intervalo de 5 dias.


Se o seu ciclo é de 28 dias, como boa parte das mulheres, então é provável que a sua ovulação ocorra entre o décimo quarto e o décimo oitavo dia desse ciclo. Caso o seu ciclo seja mais curto, a ovulação deve acontecer antes. Caso o ciclo seja mais longo, ela deve acontecer depois.


2- Teste de farmácia para a medição de hormônios

Mais seguro em relação à Calculadora da Ovulação, o teste de níveis hormonais pode ser encontrado nas farmácias e funciona de forma idêntica ao teste de gravidez, ou seja, é realizado através da urina. O teste serve para detectar o aumento dos níveis de hormônio luteinizante (LH).


Portanto, se você faz o teste para medir os hormônios e detecta o aumento dos níveis de LH no seu organismo, isso significa que você está em período fértil. Outra vantagem desse método é que o teste é capaz de apontar o resultado positivo 1 dia antes da ovulação, o que torna possível programar a relação sexual. A desvantagem é o alto custo do kit.


3- Observar as mudanças do útero

Observar e anotar a temperatura basal, do muco e das alterações do seu colo de útero também é um método para detectar o período de ovulação. Porém, é preciso que você esteja atenta às alterações de temperatura, muco e mudanças do colo, a fim de elaborar um gráfico levando em conta alguns ciclos menstruais.


Faça as suas anotações todos os dias, pois dessa forma você vai perceber como o seu organismo segue um determinado padrão quando o período de ovulação vai se iniciar. Além disso, o método serve para conhecer melhor o seu ciclo menstrual.


Entre os sinais de ovulação estão: as mudanças na temperatura do corpo, a produção de secreção vaginal transparente e sem cheiro e as alterações do colo do útero. A desvantagem desta técnica é que ela detecta com maior precisão a ovulação quando ela já ocorreu.

4 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page